DestaqueRegião

SÃO GABRIEL. Secretaria de Educação prepara a implantação de curso de Turismo Cultural em 2022

Curso técnico tem previsão de 800 horas e a duração de dois semestres

Com o novo curso, Prefeitura busca ampliar a oferta de mais oportunidades de qualificação no município (Foto Divulgação)

Por Prefeitura de São Gabriel

O Secretário de Educação Edjor Borges e o diretor da Escola Técnica Municipal, Humberto Petrarca, juntamente com a equipe pedagógica da SEME e com apoio da supervisora Janine Pereira, deram início ao processo de implantação do Curso Técnico em Turismo Cultural.

A previsão é de começar em março de 2022 na Escola Técnica Municipal. O Curso de Turismo Cultural tem previsão de 800 horas e a duração de dois semestres e terá como pré-requisito para ingresso, de que o estudante tenha concluído o Ensino Médio. O curso será ofertado de forma presencial, podendo prever até 20% da sua carga horária diária em atividades não presenciais.

Segundo Petrarca, Turismo Cultural é uma atividade econômica associada a viagens e eventos que são direcionados para o lazer e conhecimento com elementos culturais, tais como: complexos arquitetônicos e monumentos, além de eventos culturais, históricos, religiosos e artísticos. São viagens ou eventos que acontecem em áreas nas quais foram preservados símbolos da natureza histórica.

Enfatiza o diretor que o Turismo Cultural é uma profissão que vem crescendo progressivamente, e não oferece apenas lazer e entretenimento, mas principalmente a expansão do conhecimento e da cultura para os turistas.

“Agentes turísticos vêm incentivando e promovendo cada vez mais esta modalidade de turismo, que engloba locais históricos e arqueológicos, artesanato, quilombos, museus, obras artísticas, casas de cultura, festas, rituais, a gastronomia específica de determinadas localidades, eventos tradicionais, manifestações culturais típicas, feiras e mercados antigos, cultura popular, entre outros”, ressaltou.

O secretário Edjor Borges ressalta que o novo curso vem ao encontro da proposta de ampliação da oferta de mais oportunidades de qualificação, que consta da Plataforma de Gestão do prefeito Rossano Gonçalves.

“Vamos estabelecer, a partir desse curso, parcerias com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Turismo e Cultura, e também com a iniciativa privada vinculada ao setor, como hotéis, restaurantes, pousadas, etc, visando o desenvolvimento desta que é uma das atividades que mais geram divisas em nosso país, divulgando nossa cidade, nossa cultura e tradição, uma das grandes riquezas de nossa cidade”, finaliza.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo