CPI do Apagão. Com a oposição que está aí, não há mesmo por que Lula se preocupar
Outro dia escrevi aqui sobre as divergências, na Câmara dos Deputados, do PPS com o PSDB, expostas pelo líder do partido dos ex-comunistas, o senhor Coruja, parlamentar de Santa Catarina. E olha que o partido presidido por Roberto Freire é o irmão menor da oposição formal no Congresso.
Pior, muito pior, é a desinteligência permanente entre os manos maiores da oposição. O DEM, por exemplo, que o nome (mais feio, desculpa) pelo qual atendem os filiados ao falecido PFL, resolveu obstruir as votações na Câmara, até que seja instalada a CPI do Apagão Aéreo. Com isso não concordam os tucanos do PSDB, o primogênito oposicionista, que querem votar logo as Medidas Provisórias do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). Por duas razões: servem aos interesses do País e estão atravancando projetos do interesse do próprio partido.
E tem mais forrobodó. O PSDB, por exemplo, acha que uma CPI do Apagão na Câmara já está de bom tamanho – e até que gostaria de negociar com os governistas um modus vivendi na Comissão a ser criada. Já o DEM quer por que quer criar duas CPIs, uma outra no Senado, supostamente terreno mais favorável aos oposicionistas.
Só que, na chamada Câmara Alta, o presidente Renan Calheiros, mais que afinado com o governo, já decidiu que, se apresentada de fato a proposta, vai cumprir todos os ritos. Isto é, dificilmente a dita cuja CPI senatorial levantará vôo tão cedo. Se é que vai de fato decolar.
Quem ri de tudo isso? Ainda não adivinhou? Pois é, ele mesmo, Luiz Inácio Lula da Silva, que o DEM, com o perdão do trocadilho, gostaria mesmo é de demonizar. É, pra bobo o Lula não serve. Enquanto seus opositores ficam de nhe-nhe-nhem, expressão popularizada pelo tucano Fernando Henrique, o presidente trata de abrir sindicâncias e inquéritos internamente. De forma a quando, e se, a CPI (ou as duas) for instalada, já terá até resultados a apresentar.
Pois é, pois é.
SUGESTÕES DE LEITURA – leia aqui a reportagem Oposição segue dividida sobre a CPI do Apagao Aéreo, assinada por Lucas Ferraz e publicada no site especializado Congresso em Foco.
Confira aqui a reportagem Renan quer esperar STF antes de criar CPI, de Leandro Colon, distribuída pelo G1, o portal de notícias da Globo.
E leia também a nota Oposição não se entende, de Carlos Lopes, publicada na página do jornalista Etevaldo Dias.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.