Um artigo para falar o óbvio sobre a educação – por Roberto Fantinel
‘Ela se faz com bons professores. Por isso, ódio e agressão só trazem prejuízos’
A retomada das aulas durante a pandemia trouxe à tona, mais uma vez, a relação da sociedade com os professores. De tudo o que li e ouvi, tirando os extremos dos dois lados, resta um ponto que é comum a todos: a importância dos professores na formação dos alunos. Até mesmo aqueles que xingam professores o fazem sabendo que eles são fundamentais para a educação dos alunos. Paradoxal, né?
Um fato é inegável: os professores são fundamentais. Seja no formato de educação que for (presencial, híbrido ou EAD; particular, pública ou conveniada). O que realmente transforma a sociedade é a educação. E ela só se faz com bons professores. Por isso, o ódio e a agressão só trazem prejuízos. Por isso, também, a valorização deles e dos agentes educacionais é fundamental. E deve, portanto, ser pauta da atuação política com urgência.
Para isso, é preciso deixar de lado as ideologias. A educação deve estar acima de tudo isso. Lembro que, quando criança, via notícias de greves de professores. Via as imagens do ginásio Gigantinho lotado. Via alunos apoiando as greves. Hoje já não vejo mais isso. Talvez porque o uso político das pautas legítimas da educação por parte de grupos ideológicos tenha causado esse esvaziamento. Infelizmente, as manifestações sindicais já esqueceram, há tempos, que as ideologias devem ficar em segundo plano, assim como as pautas partidárias quando tratamos de educação de qualidade.
E para ser muito claro e direto, o que defendo e sempre defenderei é a valorização dos professores. O reconhecimento da sua importância. O incentivo à sua permanente capacitação. Escolas com melhores estruturas. Metodologias atualizadas. Salários decentes. E tantas outras coisas que terão, como resultado, alunos e cidadão muito melhor preparados para a vida.
Há verdades que são incontestáveis e trago a mais básica de todas: uma sociedade, para ser verdadeiramente desenvolvida e justa, precisa valorizar seus professores. Parece óbvio, mas alguns às vezes esquecem.
(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados.
Nota do Editor: a foto (sem autoria determinada) que ilustra este artigo é uma reprodução da internet.
Discurso genérico e antiquado, porém verdadeiro!
“Educação e ideologia partidária não combinam”.
Ótima explanação, parabéns Deputado!
Discurso mais genérico e antiquado impossivel. Deputado deveria voltar para a vereança em Dona Francisca. Pela capacidade seria um cargo de bom tamanho.