![](https://claudemirpereira.com.br/wp-content/uploads/2021/07/maiquel-cachoeira.jpg)
Por Eloisa Uliana / Prefeitura de Cachoeira do Sul
Em reunião virtual na tarde desta quinta-feira (1º), com a presença do prefeito José Otávio Germano, a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, disse reconhecer os bons números da vacinação em Cachoeira e que vê como positivas as campanhas de testagens e a fiscalização de positivados, iniciada no dia 2 de junho.
O prefeito José Otávio apresentou a média de casos diários – que caiu de 64 casos/dia há um mês para 24 casos/dia nesta quinta – e disse que acredita que a ação de fiscalização de positivados tenha sido o principal fator motivador desta queda.
“Agora nós temos o controle dos positivados, acreditamos que essa fiscalização está fazendo a diferença pois o positivado está em casa e não está transmitindo o vírus para outras pessoas na rua”, disse o prefeito. Na primeira semana de fiscalização, 11% dos positivados não foram encontrados cumprindo o isolamento. O índice caiu para 1,63% nos últimos 3 dias.
Ficou alinhado que não haverá novas flexibilizações e alterações nos protocolos e que as mesmas só serão feitas quando houver aval da equipe técnica do Estado e do Ministério Público. Além disso, o Município intensificará a fiscalização com a contrapartida do Estado.
A secretária Arita pediu ainda que o Município continue fazendo o bom trabalho que tem realizado na questão da vacinação e disse que colocou à disposição dos municípios de Caçapava do Sul e Sobradinho, que fazem parte da Região 27, equipamentos para abertura de leitos de UTI Covid, na tentativa de desafogar o HCB, atualmente o único Hospital com leitos desse tipo para atender os cerca de 200 mil habitantes da região.
Participaram também da reunião o procurador-Geral e secretário de Governo, Hélio Garcia Junior, a procuradora Juliana Flores, o secretário de Saúde, Marcelo Figueiró e o coordenador da Defesa Civil, Edson das Neves Junior, a promotora Débora Becker, o chefe de gabinete do Governo do Estado, Marcelo Soares Alves, o coordenador da 8ª Coordenadoria de Saúde, Júlio Lopes, e o especialista em saúde do CEVS, Richard Steiner Salvato.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.