CIDADE. Audiência pública debate possíveis alterações para o Plano Diretor de Santa Maria
Encontro da sexta-feira teve presença de líder da indústria da construção civil
Por Mateus Azevedo / Da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores
Na noite de sexta-feira (02), no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria, a Comissão Especial que busca estudar, analisar e propor alterações na Lei Orgânica, no Plano Diretor, no Código de Posturas, no Código de Obras, entre outros realizou reunião pública para debater o tema com a sociedade. Representantes de vários setores participaram da reunião. A atividade foi transmitida ao vivo pela TV Câmara e pelo YouTube: TV Câmara Santa Maria.
O presidente da comissão, vereador Tubias Callil, destacou a importância de se debater o plano diretor e que Santa Maria tem que estar preparada para as mudanças e para o desenvolvimento. Criticou alguns impedimentos à expansão urbana no município. “Uma cidade inteligente é uma cidade que trata bem quem quer empreender na cidade”.
O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Santa Maria, Samir Frazzon Samara, salientou a importância de alterações no Plano Diretor de Santa Maria que gerem emprego no município. Destacou também que a construção civil contribui com a economia local. “Mercado que emprega, desde as pessoas que estão iniciando até engenheiros e arquitetos”.
Logo após, a palavra foi disponibilizada aos participantes que reivindicaram inúmeras ações, como:
– expansão da área urbana na Zona Sul do município;
– expansão da área urbana na Zona Oeste;
– instituição de um fundo que centralize as contribuições financeiras dos empreendedores;
– expandir a verticalização de empreendimentos na área central da cidade;
– expansão urbana da Zona Leste da cidade;
– reduzir a demora na regularização de condomínios e unificação de terrenos;
– que as contrapartidas possam ser feitas nas localidades em que são feitos os investimentos, entre outras.
Os interessados podem encaminhar emendas e sugestões para o e-mail: [email protected]. A comissão especial é composta pelos vereadores Tubias Callil (presidente), Manoel Badke/Professor Maneco (vice-presidente) e Luci Duartes/Professora Tia da Moto (relatora). Os vereadores Alexandre Pinzon Vargas, Pablo Pacheco e Roberta Leitão também prestigiaram a assembleia.
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.