EstadoSaúde

COVID-19. Rio Grande manterá atuais critérios de isolamento social, informa governador Eduardo Leite

O governador tem dado entrevistas e feito reuniões apenas em videoconferência – como a desta terça, com seus colegas do Sul e Sudeste

Da redação do Correio do Povo, com foto de Divulgação/Palácio Piratini

Os critérios de isolamento no Rio Grande do Sul não devem ser alterados. O Ministério da Saúde determinou que, a partir da próxima segunda-feira, dia 13, municípios e estados que não ultrapassaram o percentual de 50% de ocupação dos serviços de saúde, durante a pandemia do novo coronavírus, podem iniciar uma transição para um formato onde apenas alguns grupos ficam em isolamento. Aqui no Estado, até o momento, as medidas não devem ser alteradas. Isto porque, conforme anunciado pelo governador Eduardo Leite em uma transmissão ao vivo pela internet, ontem, cerca de 60% dos leitos de UTI, do SUS, estão ocupados neste momento.

Conforme o Ministério da Saúde, como o SUS é tripartite e funciona entre Governo Federal, Estados e Municípios, cada esfera tem autonomia para tomar decisões que estão sob a sua gestão. Ou seja, cada município poderá definir o critério de distanciamento social com base no cenário local. Em Porto Alegre também nenhuma alteração deve ocorrer pois, segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a ocupação dos leitos chega a pelo menos 80%, sendo 68,95% nas UTIs da Capital.

O governador Eduardo Leite afirmou que é válida a discussão sobre uma política de distanciamento social. “É pertinente que haja, a partir de critérios, a definição de isolamento social, a questão objetiva é que esses critérios, para serem utilizados, precisam ser bem apurados bem estruturados num sistema de monitoramento confiável”, afirmou. Segundo ele, é preciso que os hospitais, sejam eles públicos, filantrópicos ou privados, colaborem com o envio de informações.

“Precisamos de todos eles trabalhando junto conosco, lançando as informações, para que, com esses dados, possamos tomar decisões de encaminhamento de materiais, de equipamentos, de leitos, e também as decisões que envolvem a política de distanciamento social, que não pode ser acanhada, e com isso permitir a disseminação do vírus, mas também não pode ser super dosada e com isso provocar efeitos colaterais para além do que é razoável”, reforçou. Conforme Leite, para que o governo do Estado possa definir essa política da forma mais precisa, mais bem apurada, é necessário o envio dos dados e das informações das unidades hospitalares.

“Então com os dados que nós esperamos ter dos testes feitos pela UFPel na primeira rodada da pesquisa de prevalência, com os dados dos exames sendo apurados pela nossa contratação de laboratórios privados e pelo Lacen/RS, com os dados das internações sendo lançados corretamente pelas unidades hospitalares, nós vamos ter essas informações para tomar as decisões em relação à política de distanciamento social”, enfatizou. Ainda de acordo com Leite, a linha adotada pelo Ministério da Saúde é válida, mas precisa, antes de ser implantada, da segurança na informação e nos dados. “E dados rápidos porque não podemos adotar uma política de distanciamento social com base em dados que demorem para ser atualizados, por isso primeiro nós precisamos acelerar o processo de apuração das informações, para conseguirmos acelerar a tomada de decisões”, ressaltou…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Ou seja, como o SUS é o que a casa tem para oferecer por conta da má gestão, falta de recursos e negligencia, alguns lugares ficam em quarentena não por conta do Covid, mas por conta da incompetência. Parabéns a todos os envolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo