DestaqueSaúde

CIDADE. Sindilojas e CDL pedem à Prefeitura a vacinação anticovid dos funcionários do comércio

Pedido será avaliado, mas Plano Nacional de Imunização fixa as prioridades

Pozzobom se reuniu com entidades e destacaram necessidade de analisar o Plano Nacional (foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

O prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom, recebeu, no Gabinete de Governança, na manhã desta sexta-feira (9), os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria, Márcio Rabelo, e do Sindicato dos Lojistas (Sindilojas), Ademir José da Costa. Os representantes das entidades entregaram um documento com solicitação de que os trabalhadores do comércio sejam incluídos na lista de pessoas prioritárias para imunização contra a Covid-19.

O chefe do Executivo Municipal questionou quantas pessoas da categoria ainda não foram vacinadas. Sem um número preciso, solicitou que as entidades somem o quantitativo e, em 15 dias, entreguem um documento à Prefeitura. Contudo, Pozzobom ressaltou que é preciso fazer uma análise do Plano Nacional de Imunização para avaliar se é possível acatar o pedido da CDL e do Sindilojas.

“Eu chamei o pessoal técnico para acompanhar a reunião para que eles possam dar explicações mais detalhadas. Da minha parte, acho que podemos combinar assim: em 15 dias, vocês nos passam o quantitativo de pessoas que trabalham no comércio e que ainda não foram vacinadas, e veremos o que podemos fazer, já que temos o Plano Nacional, que é a principal diretriz”, pontuou o prefeito.

LEIA TAMBÉM

Vacinação dos comerciários: reunião com prefeito foi positiva, avaliam entidades”, de Guilherme Bicca, da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Lojistas de Santa Maria e Região (AQUI )

O vice-prefeito, Rodrigo Decimo, que também acompanhava a reunião, fez uma ressalva: “se tem uma coisa que aprendi acompanhando esses processos de receber doses dos imunizantes, organizar as ações de vacinação e as ações em si, é que as vacinas vêm para grupos específicos e contadas. Elas não vêm com sobra. Então, isso é preciso ser levado em consideração, já que temos um Plano Nacional de Imunização a seguir”, salientou Decimo.

O secretário de Saúde, Guilherme Ribas, mencionou que entende o pedido das entidades, já que os trabalhadores do comércio estão no atendimento direto ao público. Entretanto, ratificou as falas do prefeito e do vice.

“Nós sabemos que os funcionários de lojas estão ali, cara a cara com o cliente, e que isso é um risco. Mas, nós precisamos ser realistas, porque nós preenchemos muitos formulários para o governo federal, reforçando sobre como serão as ações de vacinação, a partir do Plano Nacional de Imunização, e recebemos um quantitativo de doses a partir dessas informações. Então, compreendemos os motivos de vocês fazerem o pedido, mas solicitamos que vocês também entendam o nosso lado. Podemos e vamos avaliar a solicitação, mas precisamos ver o que será possível”, destacou Ribas.

Por sua vez, a responsável pelo Setor de Imunização da Vigilância Epidemiológica de Município, Cecília Mariane Pinheiro Pedro, reforçou o pedido do prefeito:

 “Nós aprendemos com as ações de imunização que, quando temos os dados certos sobre o grupo que vai ser imunizado, a gente consegue deixar tudo pronto com antecedência, e a vacinação ocorre assim que as doses chegam. Então, nos passem esse quantitativo de trabalhadores a serem imunizados. Mas, preciso reforçar que nós estamos fazendo o máximo para seguir o Plano Nacional de Imunização e também para dar celeridade nesse processo como um todo”, assinalou Cecília.

O presidente do Sindilojas, Ademir José da Costa, reforçou sobre a importância desses trabalhadores serem imunizados. E o presidente da CDL, Márcio Rabelo, afirmou que, assim que tiver o quantitativo de pessoas a serem imunizadas, o documento será enviado à Prefeitura.

Também participaram da reunião os secretários municipais de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Ticiana Fontana, e de Licenciamento e Desburocratização, Ewerton Falk, o procurador-geral do Município, Guilherme Cortez, e o assessor jurídico da CDL e do Sindilojas, Rafael Bagolin.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo