JornalismoTrabalho

JORNALISMO. PEC do Diploma já tem comissão especial, informa Pimenta, o autor

O relator é Hugo Leal, que pretende apresentar seu plano de trabalho já na terça-feira, 1° de junho. Depois têm audiências públicas, até 16. E assim segue a tramitação da Proposta de Emenda Constitucional, que repõe a obrigatoriedade do curso superior em jornalismo, para o exercício da profissão.

Pimenta e Hugo Leal, o relator: tramitação tão rápida quanto possível

Mais detalhes você encontra no material distribuído pela assessoria do deputado federal Paulo Pimenta (PT), autor da Proposta. O texto é de Vânia Rodrigues, com foto de Salu Parente. A seguir:

 “Câmara instala Comissão Especial da PEC dos jornalistas 

A Câmara instalou nesta quarta-feira (26) a comissão especial para analisar o mérito da proposta de emenda à Constituição (PEC 386/09), do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que estabelece a obrigatoriedade do curso superior em jornalismo para o exercício da profissão. “Já vencemos a etapa mais difícil da tramitação da proposta, que foi a sua admissibilidade pela Comissão de Constituição e Justiça. Por isso, acredito que aprovaremos o mérito da proposta aqui na comissão antes do recesso parlamentar”, afirmou Paulo Pimenta.

O petista ressaltou que aprovar a PEC é concordar com a vontade da sociedade, que já se posicionou favoravelmente pela exigência do diploma de jornalista para o exercício da atividade. Ele citou pesquisa da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), na qual 73% dos entrevistados são a favor do diploma. “Também realizamos diversos debates nesta Casa com a participação de juristas, empresários do setor, professores e jornalistas e a grande maioria defende a formação em curso superior para jornalista”, acrescentou. Paulo Pimenta sugere que essas discussões sejam aproveitadas para agilizar o processo na comissão especial.

Paulo Pimenta relembrou que no dia 17 de junho do ano passado o Supremo Tribunal Federal decidiu pela não obrigatoriedade do diploma para a atividade profissional de jornalista. “Seria muito bom se pudéssemos, um ano depois, comemorar a volta da necessidade do curso superior para jornalista, votando o parecer até o dia 24 de junho”.

Na avaliação do relator da matéria, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), é possível sim cumprir esse prazo. Ele apresentará seu plano de trabalho na reunião da próxima terça-feira (1º de junho) e vai propor que as audiências públicas para ouvir os donos de empresas de comunicação, jornalistas e juristas aconteçam até o dia 16 de junho. As emendas ao texto já podem ser apresentadas a partir desta quinta-feira (27).”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Se voltar o diploma,eu sugiro ao Tiago Fernandes que faça o curso de jornalismo.hehehehehe
    Só não vale querer o Fabiano de paraninfo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo