DestaqueEducação

DEBATES. Inicia na segunda-feira a 8ª edição do Seminário Educação em Foco. Veja a programação

Promoção é do Sindicato dos Professores Municipais. Evento vai até o dia 13

Por Paulo André Dutra / Da Assessoria de Imprensa do Sindicato dos Professores Municipais

Refletir e debater sobre a realidade da educação em um momento de incertezas é o cerne do 8º Seminário Educação em Foco, evento do Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria que tem início na próxima segunda-feira (2). Serão seis noites alternadas até o dia 13 de agosto, sempre as 19 horas.

Pela primeira vez ocorrerá em ambiente virtual, em lives simultâneas no Facebook (AQUI) e YouTube (AQUI). Não é necessária inscrição prévia, com certificados de 20 horas emitidos a quem atingir 75% da carga horária.

A pandemia e seus impactos na educação permeiam a programação do seminário. “Não poderia ser diferente, levando em consideração tudo o que a categoria tem vivido e aprendido neste último ano e meio. A construção do 8º Seminário está fortemente vinculada ao reflexo que tudo isso está tendo na figura insubstituível do educador”, ressalta a coordenadora de Finanças do Sinprosm, Juliana Moreira, que coordena o evento.

PALESTRAS

O cientista social Daniel Cara, professor da USP, dirigente da Campanha nacional pelo Direito à Educação e vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro, faz a conferência de abertura no dia 2/8. O título da palestra é o tema geral do seminário: “Educação na Contemporaneidade: para que(m) serve a escola?”, onde estará em debate o cenário da educação pós-pandêmica e o desenvolvimento de políticas públicas.

Professora aposentada da do Departamento de Didática da Unesp, doutora em educação e pesquisadora na área de educação infantil, Suely Amaral Mello palestra na noite do dia 4/8, com o título “O papel da Educação Infantil na constituição da personalidade e da inteligência da pessoa”.

José Moran, doutor em Comunicação, professor de Novas Tecnologias na USP e um dos fundadores do projeto Escola do Futuro, palestra no dia 6/8, sob o título “Todas as escolas podem ser inspiradoras e relevantes”. Ele acredita que a educação na pandemia trouxe uma nova perspectiva no uso de materiais analógicos e digitais, o que pode contribuir para diversificar a forma de aprender.

Na consulta prévia feita pela coordenação do Sinprosm junto aos professores, a preocupação com a própria saúde mental neste contexto pandêmico, de sobrecarga de trabalho, incertezas profissionais e em meio a uma enxurrada de informações negativas, foi uma das mais citadas. Para abordar o assunto, o terapeuta com ênfase na abordagem junguiana Joel Frantz, pós-graduado em Morte e Luto, será o palestrante na noite de 9/8.

A noite de apresentação da produção científica de professores da rede municipal inscritos para o e-book Autoria e Saberes Docentes será no dia 11. São seis artigos, ensaios e relatos de experiência aprovados pela comissão e que estarão na segunda edição do e-book, a ser publicado posteriormente em parceria com a Arco Editores. Com isso, uma palestra adicional encerrará o 8º Seminário Educação em Foco no dia 13, com tema que causa apreensão no funcionalismo público em todas as esferas: a PEC32, conhecida como Reforma Administrativa. O advogado Héverton Padilha, da Wagner Advogados Associados, detalha a proposta que tramita no Congresso Nacional, especialmente os possíveis prejuízos em âmbito municipal.

PROGRAMAÇÃO

Dia 2/8, 19 horas: Daniel Cara

Palestra: “Educação na Contemporaneidade: para que(m) serve a escola?”
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Educação (Universidade de São Paulo – USP), mestre em Ciência Política (USP) e bacharel em Ciências Sociais (USP). Dirigente da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, que coordenou entre 2006 e 2020. É membro do Conselho Universitário da Unifesp (desde 2015). Foi vencedor do Prêmio Darcy Ribeiro 2015, concedido pela Câmara dos Deputados, em nome do Congresso Nacional.

Dia 4/8, 19 horas: Suely Amaral Mello

Palestra: “O papel da Educação Infantil na constituição da personalidade e da inteligência da pessoa”
Graduada em letras, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Professora aposentada do Departamento de Didática da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de Marília, professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia e Ciências da UNESP, membro do grupo de pesquisa Implicações Pedagógicas da Teoria Histórico-Cultural, co-coordenadora do Grupo de Estudo em Educação Infantil: teoria e práticas, assessora da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo.

Dia 6/8, 19 horas: José Moran

Palestra: “Todas as escolas podem ser inspiradoras e relevantes”
Doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. Foi professor de Novas Tecnologias na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro na mesma universidade. Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido (Blended) e de Educação a Distância. Atualmente é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em competências, metodologias ativas, modelos híbridos e tecnologias digitais. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá, Metodologias Ativas de Bolso e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora, Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica, e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos. Suas ideias estão no blog Educação Transformadora

Dia 9/8, 19 horas: Joel Franz

Palestra: “Saúde Mental dos professores diante dos enfrentamentos da pandemia”
Terapeuta com ênfase na abordagem Junguiana. Pós-graduado em Morte e Luto e pós-graduando em Arteterapia e em Psicologia Analítica. CRP 07/19312

Dias 11/8, 19 horas: Apresentação de trabalhos científicos com os professores municipais aprovados para o e-book Autoria e Saberes Docentes – Volume 2

Dia 13/8, 19 horas: Dr. Héverton Padilha, da Wagner Advogados Associados Palestra: “PEC32 – Reforma Administrativa e seus efeitos para o serviço público”
Advogado especialista em direito administrativo, sócio do escritório Wagner Advogados Associados, que assessora o Sinprosm e outras entidades sindicais de representação de servidores públicos, tanto em nível local como nacional.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo