DestaqueSanta Maria

É O FRIO. Prefeitura faz Patrulha da Solidariedade para acolher pessoas em situação de rua na cidade

Parceria entre Casas de Passagem e as secretarias e outros órgãos municipais

Noutros anos, inclusive em 2019 (foto), município já realizou trabalho semelhante (foto Deise Fachin/Arquivo Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Com a previsão de frente fria rigorosa para os próximos dias, a Prefeitura de Santa Maria, em ação conjunta de secretarias e setores do Executivo Municipal, em parceria com as casas de passagem, dará início, nesta quarta-feira (28), a Patrulha da Solidariedade.

O objetivo é intensificar rondas pelo Município para acolher pessoas em situação de rua. A ideia é fazer uma busca ativa de pessoas que estejam dormindo em praças e passeios públicos para levá-las às casas de passagem do Município.

O secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, explica que a ação foi pensada para reforçar o cuidado e a atenção a esta parcela da população. O telefone 153 ficará aberto para a população avisar a localização desse público.

“Nós vamos fazer a ronda durante a semana, começando nesta quarta-feira, das 19h às 22h, convidando as pessoas que estão em situação de rua para irem a uma das casas de passagem do Município. Se a pessoa aceitar, vamos levá-la para dormir em um local mais aconchegante. As casas de passagem estão avisadas e nós queremos ter condições de abrigar todos que quiserem ir para lá durante a ação. Por isso, pedimos ajuda da população com doações de colchões de solteiro, cobertores e roupas de cama, agasalhos e outros itens para que tenhamos a estrutura bem organizada para atender todos”, destaca o titular do Desenvolvimento Social.

Chaves reforça que esta ação pode ser mais forte se toda a comunidade santa-mariense ajudar com estas doações. Os donativos também podem ser de itens de higiene pesssoal, como sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros. E, também de produtos de limpeza, como água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros itens, que irão auxiliar as casas de passagens a manterem os espaços higienizados.

As doações podem ser entregues de segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia, no Centro Desportivo Municipal (CDM). O local ainda recebe itens para a Campanha do Agasalho, que vai até este sábado (31) (AQUI). Sendo assim, o CDM também vai ser a central de recebimento dos donativos para a Patrulha da Solidariedade.

Se o doador não puder levar os itens até o CDM, uma equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social pode buscar em local a combinar. Para isso é necessário fazer contato pelo telefone (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203.

PREVENÇÃO À COVID-19

Devido à pandemia de coronavírus, a Secretaria de Saúde vai disponibilizar testes rápidos de Covid-19 a serem feitos com as pessoas em situação de rua que forem recolhidas pela Patrulha da Solidariedade, a fim de evitar a propagação da doença. Assim, caso alguma pessoa teste positivo, ela terá os encaminhamentos necessários para o isolamento.

A Patrulha da Solidariedade é promovida pela Prefeitura de Santa Maria, por meio das secretarias de Desenvolvimento Social e de Saúde, da Guarda Municipal, da Defesa Civil Municipal, do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) e do Gabinete de Governança.

PATRULHA DA SOLIDARIEDADE

– Como ajudar: com doação de roupas, agasalhos, cobertores, jogos de lençóis, material de higiene pessoal (sabonete, escova de dente e de cabelo, creme dental, aparelho de barbear, absorvente, pente, toalha de banho e outros) e de limpeza (água sanitária, esponja, escovas, luvas de borracha, sabão em pó e outros).

– Onde entregar as doações: no Centro Desportivo Municipal (CDM), segunda a sexta-feira, das 9h ao meio-dia.

– Telefones para doações: Para solicitar que a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social busque as doações o contato é (55) 3221-9772 ou pelo Whatsapp (55) 99189-5203

– Para pedir ajuda: o telefone 153 é para informar onde estão as pessoas em situação de rua

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo