DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Entenda como funciona a eleição para Reitor e Vice da UFSM, nos Conselhos da instituição

Definição da lista tríplice prevista para quarta, a partir das 8 e meia da manhã

Da Assessoria de Comunicação do Gabinete do Reitor da UFSM (texto e arte)

niciou, no dia 20 de julho e segue até às 23h59min do dia 27 de julho, o período de campanha dos candidatos a reitor(a) e vice-reitor(a) da UFSM, perante ao colegiado eleitoral da Instituição. A campanha é destinada ao colegiado dos conselhos superiores, que é composto pelo Conselho Universitário (CONSU), Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) e Conselheiros Curadores. 

Para o dia 28 de julho, estão previstas 124 participações, ou seja, 124 votos. O Reitor é o presidente de todos os conselhos. Entenda mais sobre cada um deles, na imagem que ilutra esta nota. 

Conselho Universitário (CONSU):

O CONSU é o colegiado máximo de deliberação coletiva para assuntos administrativos e de definição da política geral da UFSM. Ele aprova o Estatuto e Regimento Geral da UFSM e os regimentos das unidades de ensino; a proposta orçamentária; a celebração de convênios e acordos, homologa a prestação de contas do Reitor, entre outros.

Para conferir a lista de nomes dos integrantes deste conselho, CLIQUE AQUI.

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE):

O CEPE é um órgão deliberativo e consultiva da UFSM que trata sobre assuntos referentes ao ensino, a pesquisa e a extensão, como Calendário Acadêmico, criação e expansão de cursos, abertura e homologação de resultados de concurso público, revalidação e reconhecimento de diplomas, entre outros.

A lista completa de integrantes do Cepe está disponível NESTE LINK.

Conselho de Curadores:

Este é o órgão de fiscalização econômico-financeira da UFSM. Integram o Conselho o Reitor, o último ex-Reitor, três docentes indicados pelo Conselho Universitário e dois indicados pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, não participantes de outro órgão superior, um representante do corpo discente, um da comunidade e um servidor. A lista de nomes pode ser conferida AQUI.

Regulamento de Campanha:

Todo o regulamento está disponível neste DOCUMENTO. Serão consideradas infrações as seguintes ações:

Realizar propagandas não permitidas pelo Regulamento;

Realizar propagandas ofensivas à honra e/ou à dignidade pessoal ou funcional de qualquer membro da comunidade da UFSM por meio impresso e/ou eletrônico;

Não observar as solicitações e/ou as recomendações oficiais da Comissão Eleitoral e outras Comissões internas da UFSM, desde que devidamente fundamentadas na legislação vigente.

Ademais, em face à situação da Pandemia da Covid 19, a Comissão Eleitoral estabelece que sejam observados todos os cuidados de Biossegurança preconizados pelos órgãos de Biossegurança da UFSM.

LEIA TAMBÉM:

Em decisão, Justiça nega liminar e reforça autonomia universitária na UFSM”, de Maurício Araújo, no site do jornal Diário de Santa Maria (AQUI)

O momento da votação:

A eleição será no dia 28 de julho a partir das 8h30min em reunião ampliada dos Conselhos Superiores da UFSM. Serão duas sessões, primeiramente para a escolha para Reitor(a), e em um segundo momento a escolha do Vice-Reitor(a). Ambas da mesma forma:

Todos os conselheiros estarão reunidos em uma reunião online, e durante alguns minutos do encontro, ficará aberto o sistema do “Helios Voting”, regulamentado na Universidade através da Instrução Normativa UFSM N. 001/2021

A votação é então realizada totalmente via internet, registrada de forma anônima, com a utilização de CPF e senha já cadastrados nos Portais da UFSM. Após encerrado o tempo de voto, é divulgada a apuração preliminar. 

Para informações completas sobre o processo eleitoral envolvendo a lista tríplice para Reitor, acesse o EDITAL 01/2021 e para Vice-Reitor o EDITAL 02/2021, ou visite o SITE DO PROCESSO

Para demais dúvidas, a comissão pode ser contatada pelo endereço de e-mail: [email protected]

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Conselhos compostos com grande participação dos pró-reitores. Que são, obviamente, indicados pelo Reitor. Ou seja, obviamente, não cairam do céu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo