DestaqueSanta Maria

ESA. Londrina usa força política para atrair escola. Deputado diz que Exército decidirá em outubro

Advogado-geral da União, André Mendonça, estaria ajudando Londrina

Lideranças políticas e empresariais de Londrina estiveram reunidas com o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, na quarta-feira (14). Foto Assessoria de Imprensa da UniFil / Divulgação

Por Maiquel Rosauro

Santa Maria, Ponta Grossa (PR) e Recife (PE) têm um novo concorrente na disputa pela nova sede da Escola de Sargento das Armas (ESA). O Município de Londrina (PR) entrou com força no certame e usa toda sua estrutura política para convencer o Exército de que é a melhor opção.

Na quarta-feira (14), uma comitiva composta por lideranças empresariais e políticas de Londrina esteve reunida com o Alto Comando do Exército, em Brasília, para reforçar as qualidades do município.

Em notícia publicada no site da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), a presidente da entidade, Marcia Manfrin, demonstrou otimismo.

“Foi uma reunião produtiva e fomos extremamente bem recebidos. Aguardamos agora os próximos passos. Enquanto o Exército não tomar uma decisão, nós não vamos desistir. A Escola de Sargentos é importante para o desenvolvimento da nossa cidade porque vai receber aproximadamente 5 mil alunos que vão estabelecer residência e usufruir de toda a estrutura da cidade, injetando recursos importantes na economia local”, disse Marcia.

Mas ninguém saiu mais otimista do encontro que o deputado federal Filipe Barros (PSL). O site Paçoca com Cebola publicou um áudio do parlamentar sobre o encontro com o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

“No decorrer da reunião, para nossa grata surpresa, o general comandante Paulo Sérgio nos informou que, tendo em vista os fatos novos e a apresentação que fizemos, ele estaria, naquele momento, postergando a decisão que seria tomada em agosto para outubro. Neste meio tempo, ele faz questão de conhecer pessoalmente nossa cidade com seus próprios olhos e verificar as áreas que estamos colocando à disposição do Exército, verificar a organização de nossa cidade, a estrutura que nossa cidade tem e, desta forma, poder subsidiar a decisão que não mais será tomada em agosto, será tomada em outubro após a visita do comandante geral do Exército”, disse o deputado.

Além de Barros, entre os representantes da classe política, participaram da reunião o prefeito de Londrina Marcelo Belinati (PP), deputados federais Luísa Canziani (PTB), Diego Garcia (PODE), Emerson Petriv (PROS); deputado estadual Tiago Amaral (PSB), e os vereadores Jairo Tamura (PL), Marly de Fátima Ribeiro (PROS), Jessica Moreno (PP) e Mateus Thum (PP).

O site 24h informa que o governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), apoia a cidade de Ponta Grossa para sediar a ESA, selecionada pelo próprio Exército para a segunda fase da escolha, junto com Santa Maria e Recife. O veículo também salienta que faltava a Londrina a disponibilidade de um terreno capaz de comportar a escola.

Contudo, o reitor do Centro Universitário Filadélfia (UniFil), Eleazar Ferreira, que participou da reunião em Brasília, afirmou que a situação está solucionada.

“Já temos a solução para disponibilizar os 2,5 mil alqueires necessários para a instalação da Escola de Sargentos. A parte financeira para aquisição da área está resolvida”, informou Ferreira em matéria publicada no UniFil Blog.

André Mendonça
Em entrevista ao jornalista Vitor Ogawa, da Folha de Londrina, Filipe Barros disse que o advogado-geral da União, André Mendonça, recentemente indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à cadeira do Supremo Tribunal Federal, vai ajudar a viabilizar a área.

“Ele (Mendonça) iniciou a carreira em Londrina e tem nos ajudado muito nesse processo de escolha do Exército para que Londrina seja a nova sede da Escola de Sargentos. Nesse contexto, o ministro André Mendonça colocou o doutor Tércio Tokano, Advogado Geral Adjunto da União, na reunião e é ele quem vai cuidar de toda a parte jurídica e viabilizar a parte jurídica com o Exército”, disse Barros.

A reportagem da Folha de Londrina está disponível apenas para assinantes do jornal, todavia a matéria foi reproduzida na íntegra no site do Sinduscon Paraná Norte, onde pode ser lida por qualquer pessoa.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Se eu decidisse ….ficaria com Londrina…aqui é um puxa sakismo com K até ela vir…depois é pouco importa ou já viram a prefa elogiar ou homenagear o colegio militar ?

  2. É a tal cousa. Versão dos interessados. Exercito ganha área a mais sem ter que colocar a mão no bolso. Londrina é cidade que circula muito dinheiro. Universidade estadual que não é fraca. Aeroporto grande. Cidade do tamanho de Caxias. Candidato ao STF já terceirizou, ou seja, não é assunto para ele agora. Detalhe da nossa aldeia: ter muito milico aqui é fator positivo, mas também tem o lado negativo. Mais gente no hospital. Pior distribuição instituição no território.
    Resumo da ópera: noticia é mais para manter o assunto vivo na aldeia do que outra coisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo