Claudemir PereiraInternet

DO FEICEBUQUI. Ainda a delação do Delcídio e como é entre os ianques e seu FBI. E o orgulho pelo Máucio

selo feicebuquiO editor tem publicado observações curtas (ou nem tanto) no seu perfil do Feicebuqui que, nem sempre, são objeto de notas aqui no sítio. Então, eventualmente as reproduzirá também para o público daqui. Como são os casos desses textos, que foram postados na rede social nas últimas horas – um deles do colega Mário Marcos de Souza. Confira:

DELCÍDIO, HEINZE, NARDES E O SUPREMO

Penso que a notícia é grave. E como tal deve ser encarada. Mas me permito aguardar. Tem cara de açodamento. Muitos pontos fora da curva e sobretudo um, que parece não estar sendo bem aquilatado por quem analisa (e torce e vibra com) a “delação premiada” de Delcídio Amaral.

QUAL? Como Amaral ainda é senador, tem foro privilegiado. O que o tira, imediatamente, das mãos do juiz Sérgio Moro, o rei das delações, e o coloca IMEDIATAMENTE no âmbito do Supremo Tribunal Federal.

ESPANTADO? Pois é. São os casos dos deputados federais gaúchos do PP (Luiz Carlos Heinze e outros), também alvo de delações premiadas e que são objeto de inquérito no STF. Como também é o caso do ministro do TCU, Augusto Nardes, investigado pela Zelotes. E lá – do STF – não vaza nada, por sinal.

Estranho, muito estranho. E nem vou entrar em considerações de natureza mais “baixa”, do tipo é mulher de um, foi de outro, um é ministro (ou foi) e outro é jornalista. Que isso, convenhamos, é da esfera pessoal. E lá deve ficar, desde que não fira o interesse público.

Ponto.

AS DELAÇÕES…

…premiadas lá e cá, na avaliação correta de Mário Marcos de Souza:

“Sempre soube (a menos que um jurista me desminta) que a delação premiada é um primeiro passo – e sigiloso. Depois, a polícia investiga para confirmar se o delator falou a verdade, até porque ele pode ter interesses ocultos. O FBI fez assim com a Fifa. Recebeu a delação (de J.Havilla), investigou e quando tudo foi confirmado pediu a prisão dos dirigentes na Suíça. Só aí a secretária de Justiça dos EUA deu entrevista. Nada vazou antes, como forma de proteger eventuais inocentes. Aqui no Brasil a delação é seguida imediatamente pelos vazamentos. Como alguém citado (nem estou falando em nomes ou partidos) vai se livrar depois do carimbo de suspeito ou culpado, mesmo sendo inocentado, ainda mais num país em que as informaçōes são cada vez mais superficiais?”

feicebuqui maucioPODRE DE ORGULHOSO…

…pela escolha do meu amigo Máucio Rodrigues (foto ao lado) como um dos três homenageados da Feira do Livro deste ano. Os demais, todos respeitáveis, são Eros Grau e Ruth Larré (póstuma).

Meio que me sinto homenageado também. Eu e tantos de uma geração que conviveu no fim dos 70, início dos 80 na UFSM. E que fez um punhado de coisas. O Máucio, de certa maneira, na minha (nada) humilde opinião, é um cara típico daquela época – no que toca à agitação cultural e intelectual.

Parabéns, parceiro. Estou muito feliz por você. E sei que tem mais gente que pensa o mesmo. Tu me representa! Ponto!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo