DestaqueEstado

IMPRENSA. Ministério Público acata denúncia de homofobia da ONG SOMOS contra Políbio Braga

Ação foi originada em inquérito da Delegacia de Combate à Intolerância

Por Coletiva.net

“Há uma perseguição clara contra jornalistas que usam a liberdade de expressão”, diz Políbio Braga. Foto Divulgação

Nesta quinta-feira (15), o Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) divulgou parecer sobre denúncia, por prática discriminatória e preconceito de cunho homofóbico, contra o jornalista Políbio Braga. A acusação, feita pela ONG Somos – Comunicação, Saúde e Sexualidade à Delegacia de Polícia de Combate à Intolerância, gerou um inquérito que foi base para a decisão do órgão, que remeteu o caso à Justiça.

Em entrevista exclusiva ao Coletiva.net, Políbio se manifestou contra a decisão. O comunicador revelou “não ficar admirado com a posição do Ministério Público”, bem como relatou que pediu abertura de inquérito policial contra ameaças.

“Há uma perseguição clara contra jornalistas que usam a liberdade de expressão, portanto também de imprensa, para que se calem diante do discurso único que tenta impor suas opiniões, tentando suprimir o direito constitucional e legal ao contraditório, apanágio de qualquer sociedade civilizada”, defendeu.

O jornalista e diretor operacional da ONG, Gabriel Galli, aponta que esta situação é ainda mais grave, visto que foi realizada por um profissional de Comunicação.

“Além da ilegalidade como um todo, Braga também desrespeita o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, que é muito objetivo ao definir que o Jornalismo não pode servir para atacar os direitos humanos e colocar em ainda mais vulnerabilidade populações já discriminadas. O que um comunicador fala tem potencial multiplicador”, aborda.

Relembre o caso
Em 18 de maio, Políbio, ao noticiar uma ação do governador Eduardo Leite (PSDB), que iluminou o Palácio Piratini com cores da bandeira do orgulho LGBTQIA+ no ‘Dia Internacional de Combate à LGBTfobia’, escreveu comentários, de cunho discriminatório, de acordo com registro da ONG Somos nas redes sociais. Conforme o trecho do comunicado do grupo, “o comunicador associou a homossexualidade à zoofilia, além de questionar a posição da Organização Mundial da Saúde (OMS) que, desde 1990, não considera as orientações sexuais não-heterossexuais como doenças”.

Confira a publicação original do Coletiva.net.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo