EconomiaTecnologia

CIDADE. Presidente do CNPQ visita Tecnoparque e conhece os projetos da Agência de Desenvolvimento

Mario Neto Borges está na cidade para um punhado de atividades. Entre elas esteve a ida ao Parque Tecnológico, no Distrito Industrial

Por MARIELLE FLÔRES (texto e foto), da Assessoria de Comunicação da Adesm

Na manhã desta sexta-feira, o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Mário Neto Borges, esteve visitando o Santa Maria Tecnoparque. A atividade estava programada junto a outras agendas no Município…

…Acompanhado pela presidente do Tecnoparque, Nilza Zampieri, pela vice-diretora do Centro de Tecnologia da UFSM, Tatiana Cervo, pelo Diretor Financeiro do Santa Maria Tecnoparque, Tiago Sanchotene e pelo Assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Marco Jacobsen, o chefe do CNPq acompanhou uma apresentação sobre a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria realizada pelo Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, que falou sobre as potencialidades do município, especialmente sua vocação militar consolidada como um Polo de Defesa e Segurança.

Durante a reunião, os participantes conversaram sobre o andamento de projetos e parcerias da UFSM junto às Forças Armadas, os produtos e serviços desenvolvidos no Parque Tecnológico e os vetores de competitividade, identificados pela ADESM por meio do Movimento A Santa Maria que Queremos, e que direcionam as ações em busca de uma Santa Maria próspera.

Para Mário Neto, além das propostas voltadas à segurança, educação, cultura, agronegócio e outros, contemplados no Plano Estratégico de Desenvolvimento, é preciso fomentar a ciência, a inovação e a tecnologia também como ferramentas fundamentais na construção de um município sustentável.

A sugestão foi enaltecida pelos participantes da reunião que reforçaram a importância da ciência, da inovação e da tecnologia, especialmente em um planejamento de longo prazo com os olhos no desenvolvimento do município, não apenas no crescimento econômico como indicador.

Segundo Nilza Zampieri, o Tecnoparque é um ambiente de convergência e, junto à ADESM desenvolve um trabalho de união das forças na construção de uma Santa Maria melhor para todos:

– Estamos unindo esforços para viabilizar o desenvolvimento das empresas e startups, aproveitando o Polo de Conhecimento gerado nas universidades, transformando projetos em ações para converter isso tudo em PIB e desenvolvimento para o município.

Ainda durante a reunião, o presidente do CNPq falou sobre alguns projetos de captação de recursos para o desenvolvimento de pesquisas, especialmente nas áreas de defesa e segurança, e parabenizou os presentes pelo trabalho realizado na identificação dos potenciais polos e concentração de esforços na consolidação dos setores fortes de Santa Maria.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo