Arquivo

Tudo por 2010. Dirigir o Congresso vale até dar ministério a quem ameaça hegemonia governista

É simples: ter o controle político e administrativo das duas casas do Congresso é garantia de um mínimo de problemas ao governo, no ano eleitoral. Por isso, a base aliada faz o possível para colocar na presidência da Câmara dos Deputados e na do Senado alguém, digamos, confiável.

 

O roteiro montado pelas lideranças, a partir do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, significa o peemedebista Michel Temer na condução da Cãmara e o petista Tião Viana no Senado. Algumas variações são permitidas, inclusive uma troca de nomes. Mas jamais quem é, vamos dizer assim, “incontrolável”.

 

Estava indo tudo mais ou menos bem até que um parlamentar do dito “baixo clero” – que sobrevive às custas de favores pessoais e administrativos – no estilo Severino Cavalcanti (aquele) resolva ter ambições. Como se faz para conter essa circunstância, quando um tal de Ciro Nogueira (na foto de Wilson Dias, da Agência Brasil), que o mundo não conhece, resolve se agigantar? O jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva (cuja coluna é reproduzida em 40 jornais brasileiros, inclusive o gaúcho O Sul) explica uma das alternativas em estudo. Ou em implantação. Acompanhe:

 

“Lula oferece ministério a Ciro

O presidente Lula autorizou os articuladores políticos do governo a oferecer um ministério, qualquer um, para que o deputado Ciro Nogueira (PP-PI) desista de sua candidatura à Presidência da Câmara dos Deputados para apoiar o candidato oficial, Michel Temer (PMDB-SP). Lula está disposto até mesmo a tirar o controle do Ministério das Cidades do ex-deputado Severino Cavalcanti e entregá-lo a Nogueira.

Desinteresse

Candidato considerado favorito à Presidência da Câmara, Ciro Nogueira não demonstra interesse na oferta do governo.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, outras notas publicadas pelo jornalista Cláudio Humberto Rosa e Silva.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo