Arquivo

E a crise? Índice que reajusta aluguel do cidadão só foi menor que agora há mais de dois anos

Que danado esse mundo real. A cada dia que passa ele se encarrega, miseravelmente, de desmentir os profetas do apocalipse. Que se encontram, quase sempre, pendurados nas colunas influentes (?) dos jornais ou deitando falação nos comentários que fazem nas emissoras de rádio e televisão, todos da mídia grandona (e da que se acha).

 

Pois a última (ou será a penúltima?) vem com o IGP-M, índice pra lá de conhecido de quem paga aluguel, seja o cidadão comum ou o proprietário de empresa. Não é que o desgranido, agora em julho, desceu a patamar só experimentado antes há mais de dois anos? É mesmo um problema (para os midiatas do apocalipse) esse tal de mundo real. Dê uma conferida na reportagem produzida pelo insuspeito G1, o portal de notícias das Organizações Globo. A seguir:

 

“IGP-M cai forte e tem menor taxa desde abril de 2006

Índice que reajusta aluguéis ficou negativo em 0,32% em agosto. Produtos agropecuários tiveram deflação e puxaram queda.

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) registrou forte recuo na passagem de julho para agosto e fechou o mês com deflação de 0,32%. A taxa, usada para reajustar a maioria dos contratos de aluguel, é a menor desde abril de 2006, quando ficou em –0,42%. Em julho, a taxa alcançou 1,76%.

Com o resultado do mês, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV), o IGP-M também recuou no acumulado em 12 meses, para 13,63%, ante 15,12% em julho. No ano, o indicador acumula alta de 8,35%.

A deflação registrada em agosto foi puxada pelos preços por atacado, que recuaram 0,74%, após alta de 2,20% em julho. Os produtos agropecuários, que vinham pressionando o indicador, foram os principais responsáveis pela queda e ficaram, em média, 4,81% mais baratos. A taxa dos produtos industriais também recuou, de 1,63% para 0,87%.

No corte por estágios da produção, índice relativo aos bens finais variou 0,32%, em agosto. Em julho, este grupo de produtos mostrou variação de 0,38%. Contribuiu para a desaceleração o…”

 

 

SUGESTÕES DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “IGP-M cai forte e tem menor taxa desde abril de 2006”, no G1, o portal de notícias das Organizações Globo.

Leia também a reportagem “Economia do governo soma R$ 98 bi até julho e bate recorde”, de Fernando Nakawaga e Fábio Graner, na versão online d’O Estado de São Paulo.

 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo