Artigos

Com diploma! Sem emprego! – por Carlos Costabeber

Nada é mais frustrante para um jovem que acaba de sair da universidade, do que não encontrar emprego. A gurizada sai cheia de esperanças, com sonhos de uma vida profissional de sucesso, ambição de ganhar independência financeira e constituir uma família.

Só que a realidade é cada vez mais dura e impactante! Quando ingressaram no ensino superior, o Brasil vivia uma realidade bem diferente, pois havia crescimento e  pleno emprego. Mas também foram anos de muitos erros na condução da politica econômica, e o resultado dessa bagunça governamental será um período amargo para todos os brasileiros, com muito desemprego e crescimento pífio.

Esse é o cenário para dezenas de milhares de jovens que estão saindo dos cursos superiores: o tão sonhado mercado de trabalho, até então receptivo, agora está fechando as portas; agravado por uma oferta exagerada de novos profissionais todos os anos.

Escrevo de cadeira, pois vivo essa realidade, ao receber pedidos de emprego de toda ordem. Sofro como pai e como mestre, ao ver esses jovens “largando currículo”, ou fazendo solicitações nos sites das empresas. Mas, infelizmente, a maioria absoluta delas simplesmente ignora esse fato, por uma questão de conjuntura, mas também por uma atitude míope. Afinal, quantos talentos batem a nossa porta, enquanto nos queixamos da falta de gente com potencial de trabalho. Programas de “trainees” são muito raros fora das grandes organizações.

Por isso tenho dedicado tempo e energia atendendo a pedidos de palestras em Santa Maria e nas universidades da fronteira. Sinto o quanto posso ser útil, orientando com a minha experiência, os jovens a melhor se prepararem para esse novo mercado. Insisto na importância de fazerem desde cedo, um planejamento para o futuro, sempre prevendo um “Plano B” ou “C”, na eventualidade de encontrar as portas fechadas pela frente.

Lembro aos colegas professores, que aumentou muito a nossa responsabilidade para com os alunos. Por isso, devemos levar para a sala de aula o tema “mercado de trabalho”. Somos praticamente a única esperança para eles, em receber uma orientação adequada, para que possam encontrar alternativas profissionais no futuro. E realmente, existe um lado promissor: apesar de tudo, o Brasil oferece cada vez mais oportunidades especificas, principalmente em novos empreendimentos (nichos na área tecnológica e na prestação de serviços).

Acredito que a Academia terá que se reinventar com urgência, principalmente nas matérias profissionalizantes, e buscando acelerar a integração escola-empresa. Essa é a nossa nobre missão em prol da juventude brasileira. Precisamos derrubar os muros que nos separam do mundo externo, para não sermos cobrados de omissão no futuro.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo