DestaqueSegurança

TRÂNSITO. “Balada Segura” aborda 84 veículos em ação que terminou na madrugada, no bairro Rosário

21,43% dos condutores abordados na operação cometeram alguma infração

Ações de orientação e fiscalização ocorreram na noite de ontem e na madrugada de hoje (foto Guilherme Scapin Borges/Prefeitura)

Por Joyce Noronha / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, realizou a 7ª Balada Segura de 2021 na noite desta sexta-feira (2) e na madrugada deste sábado (3). A barreira foi instalada na Rua Silva Jardim, no Bairro Rosário. A operação ocorreu das 19h de sexta-feira à 1h de sábado, sendo que 84 veículos foram abordados.

Durante a operação, foram seguidos todos os protocolos de segurança para evitar a proliferação do coronavírus com o uso de proteção individual e higienização dos equipamentos disponibilizados para os condutores e os passageiros. Além das abordagens, também foram distribuídos materiais educativos com orientações para a segurança no trânsito.

Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), 21,43% dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito. Um motorista foi flagrado dirigindo sem possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir.

Entre os condutores abordados, 4,76% haviam ingerido algum tipo de bebida alcoólica. Um motorista que realizou o teste de etilômetro superou os 0.33mg/L de álcool no sangue, o que configura crime de embriaguez ao volante. Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Outros três condutores foram autuados por recusa ao teste de etilômetro, mais conhecido como bafômetro.

Além disso, quatro veículos abordados na operação estavam com o licenciamento vencido. Entretanto, os condutores optaram por pagar os débitos durante a blitz, por meio de aplicativo bancário. 

A lei estadual 55.514/2020, denominada Veículo Legal, regulamenta que em ações de fiscalização programadas, as blitze, pode ser ofertada aos motoristas a opção de regularizar os débitos durante a abordagem. Assim, com o pagamento do licenciamento, o veículo não é removido, dispensando a aplicação de medida administrativa.

A Balada Segura Educativa teve a participação de agentes da CTMU, de um coordenador do Educa Trânsito, de guardas municipais e de policiais da Brigada Militar.

Dados da operação Balada Segura (*)

– Veículos abordados: 84

– Veículos autuados: 18

– Veículos recolhidos: 0

– Condutor sem CNH: 1

– CNHs recolhidas: 4

– Total de autuações: 19

– Testes do etilômetro: 41

– Autuados por recusa ao teste do etilômetro: 3

– Autuados por teste do etilômetro: 1

– Autuados por crime de trânsito: 1

– Total de autuados por embriaguez: 4

(*) Fonte: CTMU

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo