DestaqueSanta Maria

UFSM. Edis “barrados” no Conselho Universitário abrem apoio a Rogério Koff em pleito para reitoria

Inscrição de candidatos para formação de lista tríplice começa no dia 12

Por Maiquel Rosauro

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) segue na mira do Poder Legislativo. Duas semanas após a indicação da Casa ao Conselho Universitário (Consu) da instituição ter sido barrada, os parlamentares que pleiteavam cadeira no colegiado abriram apoio ao professor Rogério Koff na eleição à Reitoria.

“O Prof. Dr. Rogério Koff é candidato à Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria. O candidato da liberdade, do pluralismo, que pode romper com o continuísmo que aí está desde 2013. Sem política partidária, sem doutrinação ideológica, sem repressão às liberdades de pensamento e com gestão eficiente. A UFSM precisa de renovação!”, postou a vereadora Roberta Pereira Leitão (PP), que era indicada pelo Legislativo a titular no Consu.

O presidente da Câmara, João Ricardo Vargas (PP), que era indicado a suplente no Consu, também divulgou apoio a Koff. Ele publicou o mesmo texto de Roberta.

Consu

Na semana passada, na Câmara de Vereadores, o reitor Paulo Burmann explicou que o Parlamento teve sua inscrição ao Consu indeferida por falta de documentação.

“O edital que regula o processo previa um prazo de 24 horas para recurso. Esse prazo correu e a Casa não registrou recurso. Era complementação de documentos, como todo processo da Universidade (que) segue um rito legal e formal. O que aconteceu foi efetivamente isso, nada mais do que isso. O reitor da UFSM não tem poder para aceitar ou acolher. Tem um regulamento, a Universidade não tem dono, tem regras, tem uma dinâmica”, explicou Burmann em plenário.

O fato indignou o vereador Manoel Badke – Maneco (DEM), o qual criticou o reitor e o edital de seleção ao Consu. No entendimento do democrata, o regramento não trazia opções para o Legislativo se enquadrar (AQUI).

Pleito à reitoria

No dia 24 de junho, foi realizada pesquisa de opinião junto à comunidade acadêmica para sucessão à Reitoria. O atual vice-reitor, Luciano Schuch, recebeu 55,41% dos votos; Martha Adaime, 21,19%; e Cristina Nogueira 15,86%. Votos brancos totalizaram 3,52% e nulos 4,02%, respectivamente. Rogerio Koff não se inscreveu para esta etapa do pleito.

Em 28 de julho, será formada a lista tríplice dos Conselhos Superiores da UFSM (Consu, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e Conselho de Curadores) para escolha de reitor e vice-reitor. As inscrições ocorrem entre os dias 12 e 16 de julho.

Nesta nova eleição, os conselheiros fazem suas escolhas de forma uninominal e secreta entre os inscritos e, ao final do processo, os três mais votados integram a lista tríplice para reitor, que é encaminhada ao Governo Federal para nomeação.

Apesar dos dois pleitos (junto à comunidade acadêmica e nos conselhos), na prática, quem define o novo reitor é o Ministério da Educação. Tradicionalmente, o mais votado entre os nomes da lista tríplice é nomeado para o cargo.

Porém, até março deste ano, o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) já nomeou 15 reitores que não encabeçavam as listas tríplices eleitas nas comunidades acadêmicas.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Rogério Koff e Genesio URGENTE!
    Chega de aluno mandando, chega de perseguição a Professores com pensamento Livre!
    Chega de discurso político de ladrão condenado em segunda instância dentro da UFSM!
    Chega de pleonasmo forçado: Todos e Todas!

  2. Rogério Koff é uma versão com doutorado do exterminador do futuro que está no Planalto. Pessoa de índole duvidosa, irascível e com ambição desmedida. Não surpreende em nada receber o apoio dessas outras criaturas que habitam os andares mais baixos do bolsonarismo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo