Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
DestaqueEducação

UFSM. Plenária docente reforça: retorno às aulas presenciais só com 70% da população vacinada

É um dos cinco eixos que compõem documento a ser encaminhado à instituição

Diretoria da Seção Sindical dos Docentes protocolará documento no CEPE contendo os cinco eixos deliberados na plenária da terça

Por Bruna Homrich / Da Assessoria de Imprensa da Seção Sindical dos Docents da UFSM (Sedufsm)

Quase 60 pessoas, entre docentes, chefes de departamentos, coordenadores/as de curso, integrantes do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), dirigentes sindicais e representações estudantis, participaram da plenária convocada pela Sedufsm para a tarde da última terça-feira, 29.

Na pauta estava a discussão sobre o calendário acadêmico da UFSM, especialmente o que se refere ao segundo semestre letivo de 2021. A realização da plenária foi um encaminhamento da assembleia docente ocorrida no dia 24 de junho. 

Após quase três horas de discussão, os participantes da plenária chegaram a cinco eixos consensuais acerca da temática. Eixos que serão os norteadores de documento a ser elaborado pela Sedufsm e protocolado para o CEPE como embasamento à discussão sobre o calendário do próximo semestre, sobre a situação da presencialidade na instituição e sobre a forma como se dará a recuperação dos conteúdos que ficaram para trás desde quando passou a vigorar o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE).

Os encaminhamentos da plenária foram os seguintes: 1) Retorno presencial condicionado à garantia de condições sanitárias e imunização de no mínimo 70% da população; 2) Garantia de 30 dias, no mínimo, entre o semestre 2021/02 e o próximo semestre a ser encaminhado, período em que seja possível ao servidor solicitar suas férias; 3) Garantia de que o Calendário Suplementar ocorra sem concomitância com o calendário regular; 4) Estudo sobre a possibilidade de um recesso ampliado, considerando a suspensão de atividades acadêmicas e administrativas para docentes, TAEs e estudantes; 5) Que o calendário da Pós-graduação seja unificado com a graduação até que se resolvam as condições de planejamento acadêmico na UFSM.

Proposta da Sedufsm

Antes da plenária, a diretoria da Sedufsm havia se reunido e construído uma contraproposta de calendário, que foi apresentada nesta terça pela diretora Neila Baldi, também integrante do CEPE.

Segundo a proposta original de calendário que chegou para os membros da Comissão de Legislação e Normais (CLN) e da Comissão de Ensino e Pesquisa (COMEPE) do CEPE, o início do segundo semestre letivo de 2021 estaria previsto para o dia 4 de outubro, com um período reservado para a Jornada Acadêmica Integrada (JAI) em novembro e para o Descubra UFSM em dezembro. Após um breve recesso de atividades entre o Natal e o Ano novo, as aulas retornariam em janeiro, sendo encerradas em 12 de fevereiro e os diários de classe entregues no dia 18 do mesmo mês.

De início, a diretoria da Sedufsm já observou, mais uma vez, que a proposta de calendário foi enviada com certo açodamento, sem deixar muitas brechas para o diálogo e a construção coletiva com os segmentos.

A diretoria, então, elaborou uma contraproposta que acrescia dois pontos ao texto original: o primeiro ponto era a garantia de férias coletivas em janeiro, considerando que, desde março de 2020, muitos docentes, técnicos e estudantes não conseguiram, de fato, reservar um período para o descanso. Tais férias coletivas não anulariam as excepcionalidades, de forma que docentes que ocupam cargos de chefia ou que estariam envolvidos em bancas de avaliação no mês de janeiro poderiam negociar, bem como estudantes e técnicos que também estivessem nessa situação. A ideia de férias coletivas, contudo, não foi acatada pela plenária, que levantou as possíveis disparidades e prejuízos decorrentes de uma pausa no meio do semestre.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo