DestaqueSegurança

BALADA SEGURA. 34% dos condutores abordados cometeram algum tipo de infração de trânsito

No total, foram 61 veículos abordados na ação, dos quais 21 foram autuados

Operação foi realizada entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada deste sábado (28), em Santa Maria. Foto Divulgação

Por Rafael Favero / Prefeitura de Santa Maria

Entre a noite de sexta-feira (27) e a madrugada deste sábado (28), foi realizada a 13ª edição da Balada Segura em 2021. Desta vez, a operação ocorreu na Rua dos Andradas, no Bairro Centro, e na Avenida Borges de Medeiros, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, entre 19h e 1h.

Ao todo, foram 61 veículos abordados, dos quais 21 foram autuados. Dois veículos foram recolhidos devido a irregularidades. Ao longo da operação, 48 motoristas realizaram testes de etilômetro. Desses, quatro foram autuados por embriaguez, três deles por recusa de teste e um porque o etilômetro constatou consumo de álcool acima da permitida para conduzir o veículo, segundo prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). De acordo com os dados da Coordenadoria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), 34,43% dos condutores abordados cometeram alguma infração de trânsito.

Ainda durante a 13ª Balada Segura, três veículos foram flagrados com o licenciamento vencido. Dois dos motoristas optaram por realizar o pagamento dos débitos por aplicativo bancário, no próprio local da autuação, conforme prevê a Lei Estadual 55.514/2020, regulamentada pelo Decreto 55.735/2021. Ao que optou por não pagar, foram aplicadas as medidas administrativas, de acordo com o CTB.

Um condutor também foi multado por realizar manobra perigosa através de frenagem e deslizamento de pneus, o popular “cavalinho de pau”. As penalidades para esse caso estão previstas do Artigo 175 do CTB.

Participaram da 13ª Balada Segura seis agentes de trânsito da Prefeitura de Santa Maria, com apoio da Guarda Municipal e Brigada Militar.

Dados da 13ª Operação Balada Segura
Veículos abordados – 61
Veículos autuados – 21
Veículos recolhidos – 2
Total de autuações – 24 (alguns veículos podem ter sido autuados por mais de uma irregularidade)
Testes etilômetro – 48
Autuados por recusa de teste de etilômetro – 3
Autuados por resultado de teste de etilômetro – 1
Total de autuados por embriaguez – 4

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo