DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Encontro Regional do PSB, pai de santo de saída do PP e as atas atrasadas do Parlamento

Socialistas estão construindo novo programa a partir de uma autorreforma

Lideranças do PSB estiveram reunidas em Encontro Regional, sexta-feira (20), na Câmara de Vereadores (Foto Divulgação)

Por Maiquel Rosauro

A Câmara de Vereadores de Santa Maria foi palco de Encontro Regional do PSB, na sexta-feira (20). Estiveram presentes lideranças que compõem a Regional 16, Macro 8. Na pauta estava a Autorreforma que guiará os socialistas brasileiros nos próximos anos.

“Estamos viajando todo o Estado para poder nos contatar com socialistas, olhar nos olhos de cada um e ver o entusiasmo de todos, vale muito a pena”, disse o presidente estadual da sigla, Mário Bruck.

Ao fim do evento, a Executiva Estadual entregou a cada liderança municipal o kit contendo todas as instruções para realização das convenções municipais. A gestão da atual Executiva Municipal, liderada por Fabiano Pereira, terá término em 29 de outubro.

De saída

O pai de santo e ex-candidato a vereador pelo Progressistas, Augusto de Oxossi, apresentou sábado (21) sua carta de desfiliação do partido. Ele fez 82 votos ano passado, sendo o menos votado entre todos os candidatos do PP.

Sua saída, afirma, está relacionada ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido).

“Não tem condições de ficar em um partido municipal que apoia o Bolsonaro, incompatível com a religião afro”, disse Oxossi.

Ex-presidente do Afro Progressistas Santa Maria, ele comenta que já recebeu convite de três partidos, mas, por enquanto, não pretende se filiar novamente.

Atas de abril

O Boletim Legislativo da sessão plenária desta terça-feira (24), que traz a ordem dos assuntos que serão apresentados em Plenário, traz uma informação, no mínimo, curiosa: discussão e debate de duas atas de sessões (ordinária e extraordinária) que ocorreram em 29 de abril. Mas por que atas de quatro meses atrás serão aprovadas apenas agora pelos vereadores de Santa Maria?

Conforme o diretor legislativo Reinaldo Guidolin são dois problemas: tempo e recursos humanos. Ele explica que algumas sessões levam de sete a oito horas para terminar e que há apenas uma servidora para fazer as atas, que, em média, possuem cerca de 25 páginas.

“Pensando em resolver a situação, a Diretoria Legislativa vinha trabalhando na possibilidade de implantar uma resolução que permitisse a elaboração de atas em um formato completo e mais rápido. Com isso, surgiu a Resolução de Mesa 1/2021, que permite a elaboração de atas com o uso de recursos multimídia”, explica Guidolin.

A previsão é de que, em setembro, todas as atas pendentes estejam colocadas em dia.

A constar: o Artigo 140 do Regimento Interno da Casa determina que “ao encerrar-se a Sessão Legislativa a Ata da última Sessão Ordinária será aprovada antes do encerramento desta e assinada pelos (as) Vereadores (as)”.

E a quem interessar possa, o artigo 52 do Regimento Interno diz que “fiscalizar a redação da Ata e fazer a leitura desta ao Plenário” é uma atribuição do 1º secretário. No caso, do vereador Alexandre Vargas (Republicanos), líder do governo Jorge Pozzobom (PSDB) no Parlamento.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo