BASTIDORES. O dia em que todos perderam e o saldo que fica na conta do vereador João Ricardo Vargas
Presidente da Câmara foi alvo de inúmeras críticas nesta sexta-feira (13)
Por Maiquel Rosauro
O final de semana será de reflexão para os vereadores de Santa Maria que protagonizaram as lamentáveis cenas da sessão de quinta-feira (12). Um dia em que todos perderam e que envergonha o Parlamento.
No dia seguinte à polêmica sessão, o alvo de quase 100% das críticas foi o presidente da Casa, João Ricardo Vargas (PP). O convite do progressista ao vereador Ricardo Blattes (PT) para discutir a rixa entre eles na garagem causou péssima impressão (veja link mais abaixo).
Nos bastidores, o consenso é de que faltou equilíbrio emocional ao progressista. Fontes do Site que atuam há mais de uma década com o Legislativo local disseram que nunca presenciaram situação semelhante.
LEIA TAMBÉM
“CÂMARA. Sessão plenária encerrada após confusão envolvendo o Presidente da Casa e vereador do PT”, de Maiquel Rosauro, publicada na madrugada passada, pelo site (AQUI)
O Site também conversou com pessoas ligadas a Vargas, que demonstraram surpresa com a situação, embora tirem parte da culpa dos ombros do presidente.
“Na minha opinião, (a postura de Vargas) é somente uma indignação com a falta de decoro e postura de alguns vereadores, que preferem tumultuar ao invés de construir, porque existem outras maneiras de sanar dúvidas ou ajudar a Casa”, disse uma fonte.
No gabinete
Discussões ferrenhas e alguns deslizes no cumprimento do Regimento Interno são normais durante as sessões, uma vez que é uma casa de embates políticos. Porém, historicamente, quando o clima esquenta, o assunto é resolvido no Gabinete da Presidência, em reunião reservada apenas na presença dos vereadores e longe dos olhos do público e da imprensa. Jamais na garagem.
O Brando, deixa de se esconder no anônimato. O site não deveria aceitar comentários de fantasma.
E a denúncias de desleixo com o prédio da câmara municipal como ficam agora. O vereador Blattes fez sérias denúncias pelas redes sociais. Cadê os demais órgãos fiscalizadores? Santa Maria já teve tragedias num passado próximo. Ou não vai dar em nada?
Site é parcial como de hábito. Claudemir com P. não iria desagradar os vermelhinhos da aldeia (o time dele) e Blattes em particular por conta de relações pessoais.
Aconteceu convite para conversa no gabinete. Não foi aceito aparentemente. Dai a garagem.
Blattes quando entra na fila do microfone aponta o dedo para a mesa. Blattes aparentemente dá muita importancia ao regimento e aparentemente fica policiando a presidencia.
Vargas deve saber que a cartilha vermelha foi seguida. Provocações seguidas que provocam uma reação emocional para bancar a vitima depois.
Resumo da ópera: população não liga para burocracia interna do parlamento, quer mais resultado.