DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Tubias protocola emenda para regularizar o que ele já faz: discursar sem máscara na Tribuna

Objetivo é inserir emenda em Resolução Legislativa vigente no Parlamento

Vereador Tubias Calil segura máscara durante discurso na tribuna, em sessão plenária (Foto Karohelen Dias/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Tubias Calil (MDB) protocolou no Legislativo uma EMENDA aditiva que visa regularizar os discursos sem uso de máscara na tribuna, algo que ele já faz rotineiramente. Caso aprovada, a proposta será inserida à Resolução Legislativa 5836/2021, que determina as orientações e procedimentos quanto às medidas de proteção para o enfrentamento da covid-19 no Legislativo de Santa Maria.

“Durante o período em que persistir a pandemia, todo o vereador ou convidado, presente no Plenário e que fizer o uso do microfone da Tribuna, fica autorizado a realizar o seu espaço de fala sem a máscara de proteção individual”, diz o artigo que Tubias pretende acrescentar às normas da Casa.

Em sua Justificativa, o vereador afirma que a tribuna está distante das demais pessoas presentes à sessão. O parlamentar também lembra que o local é higienizado a cada troca de orador.

Segundo o emedebista, a proposta visa aprimorar a comunicação com o público.

“Esta emenda visa melhorar o entendimento entre os vereadores e as pessoas da comunidade, possibilitando falas mais claras e transparentes”, diz Tubias na Justificativa.

A atual Resolução Legislativa é omissa em relação ao assunto. Ou seja, não impede e nem permite que os parlamentares discursem na tribuna sem máscara.

Na sessão do dia 5 de agosto, após Tubias discursar sem o acessório, o vereador Valdir Oliveira (PT) questionou o presidente João Ricardo Vargas (PP) qual era a orientação para o uso na tribuna. O progressista disse que a máscara deve ser usada em toda a Casa, e que se o Plenário achar por bem, poderia ser revisto o uso na tribuna. Porém, Werner Rempel (PCdoB) disse que tal decisão não cabe aos vereadores, mas aos órgãos sanitários.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo