DestaqueSanta Maria

CÂMARA. Valdir Oliveira propõe emenda que veda discursos sem máscara na tribuna do Parlamento

Proposta também obriga edis a usarem o equipamento em todo o Legislativo

Valdir Oliveira tenta barrar proposta de Tubias Calil que libera discursos sem máscara na tribuna (Foto Gabriela Neto/Câmara)

Por Maiquel Rosauro

O vereador Valdir Oliveira (PT) quer dar um fim ao debate sobre o uso ou não da máscara de proteção facial contra o covid-19 durante discursos. O petista protocolou emenda aditiva que obriga todo o público presente no Plenário da Câmara de Vereadores de Santa Maria a usar o acessório enquanto persistir a pandemia, inclusive na tribuna (AQUI). A iniciativa vai de encontro à emenda de Tubias Calil (MDB) que autoriza os discursos sem máscara.

A proposta de Valdir também obriga o uso da máscara nas demais dependências da Casa e cita, especificamente, a utilização do acessório por parlamentares, servidores, estagiários e colaboradores terceirizados.

Caso aprovada, a emenda do petista será adicionada à Resolução Legislativa 5836/2021, que determina as orientações e procedimentos quanto às medidas de proteção para o enfrentamento da covid-19 no Legislativo. O regramento atual não obriga os vereadores a utilizarem máscara durante todo o período em que estiverem na Casa, apenas servidores e visitantes são citados (Artigo 6º).

“Isso não tem a ver com liberdade individual, porque tem que ser ela exercida na medida da responsabilidade com o coletivo, com o público, com a nossa família, com os nossos colegas e com todos que fazem parte do nosso convívio. Não podemos ser transmissores de uma doença que pode ser mortal, somos a Casa do Povo e precisamos dar exemplo no cumprimento das medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia em nossa população, principalmente, no momento em que a variante Delta já se encontra em nosso município”, diz Valdir na Justificativa do projeto.

Sem máscara

A emenda de Valdir é mais um obstáculo contra a proposta de Tubias que visa autorizar uma prática costumaz do vereador: discursar sem máscara na tribuna. O emedebista entende que a iniciativa promoverá melhorias na comunicação dos parlamentes com a comunidade (AQUI).

Na sessão de quinta-feira (19), o vereador Manoel Badke – Maneco (DEM) adiantou-se à discussão e abriu voto contrário. O democrata explicou os riscos que Tubias provoca a todos em sua volta ao discursar sem máscara. O emedebista ironizou a situação e tomou um “banho” de álcool em gel na tribuna (AQUI).

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Lei para acabar com a frescura e a falta do que fazer no Casarão não passa. Ou talvez uma que obrigue cada edil a capinar um lote uma vez por semana para aprender que dinheiro não dá em arvore.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo