CIDADE. 14ª Conferência Municipal de Assistência Social acontece quinta(5) e sexta(6) e será on-line
Evento, promovido pela Prefeitura, é destinado para profissionais e usuários
Por Joyce Noronha (com Arte de Gibran Carrazzoni e Eduardo Sendtko) / Da Assessoria de Prefeitura
Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social”, a Conferência Municipal de Assistência Social chega à 14ª edição em 5 e 6 de agosto, quinta e sexta. Devido à pandemia de coronavírus, o evento será todo online. As atividades são promovidas pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo e-mail [email protected] até ao meio-dia de 4 de agosto. A Conferência é direcionada para profissionais, acadêmicos e usuários atendidos Sistema Único da Assistência Social (SUAS), mas o público em geral também está convidado a participar do evento. Os inscritos receberão os links das palestras por e-mail.
De acordo com a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Daniele Lang, as conferências de assistência social são espaços de participação, com o objetivo de avaliar o Sistema Único da Assistência Social. O evento também busca propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS, por meio de deliberações coletivas, considerando ofertas e garantias de direitos.
“São importantes espaços de controle social e de fortalecimento da cidadania. As Conferências ocorrem a cada dois anos e esta edição, devido à pandemia, mudamos a configuração e será toda online. Esse evento é importante porque conseguimos constatar quais são as deliberações para Santa Maria, para levarmos essas demandas à Conferência Estadual de Assistência Social. É um trabalho que funciona como elos e que fortalece as ações do Município”, destaca Daniele.
Na Conferência Municipal, também ocorre a escolha dos delegados que vão representar Santa Maria na edição estadual do evento, prevista para os dias 25, 26 e 27 de outubro.
A 14ª Conferência Municipal de Assistência Social é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, com apoio da Faculdade Palotina (Fapas).
14ª Conferência Municipal de Assistência Social – Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com Financiamento Público para Enfrentar as Desigualdades e Garantir Proteção Social
– Dias: 5 e 6 de agosto
– Inscrições: gratuitas e pelo e-mail [email protected], até ao meio-dia de 4 de agosto
Programação:
5 de agosto
Manhã
– 8h30min: mesa de abertura
– 9h: leitura e aprovação do regimento interno
– 9h30min: palestra com a assistente social Leila Aparecida Cunha Thomassim, que representa o Fórum Estadual de Trabalhadores do SUAS do Rio Grande do Sul (FETSUAS/RS)
– 10h30min: intervalo
– 10h45min: palestra com a professora de Filosofia Iara Terezinha Rodrigues de Almeida, representante de Secretaria Estadual de Educação (Seduc) no Conselho Estadual de Assistência Social do Rio Grande do Sul (CEAS)
Tarde
– 14h: grupo de trabalho – discussão dos eixos temáticos
– 15h30min: intervalo
– 15h45: grupo de trabalho – discussão dos eixos temáticos
6 de agosto
– 8h30min: plenária final com as deliberações dos grupos de trabalho e posterior escolha dos delegados para participar da Conferência Estadual de Assistência Social
– Em seguida: encerramento
PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.