CulturaDestaque

CIDADE. Prefeitura publica edital para contratar empresa que fará estudos técnicos sobre a Gare

Informações obtidas vão subsidiar o trabalho de revitalização do local histórico

Por Rafael Favero / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Parte da história ferroviária de Santa Maria está prestes a ganhar nova vida. A Prefeitura publicou, nesta segunda-feira (23), o edital licitatório para a contratação de empresa que irá elaborar levantamentos, estudos, avaliações e quantificações técnicas sobre a antiga Estação Ferroviária, a Gare, localizada na Avenida Rio Branco. O trabalho dará subsídios para a revitalização do local, no futuro. O documento da Tomada de Preços, sob o número 20/2021, pode ser conferido no site da Prefeitura de Santa Maria, na aba “LICITAÇÕES”

O valor total dos serviços está estimado em R$ 68.654,50, que serão custeados com recursos de emenda impositiva do vereador Manoel Badke (DEM). A empresa terá de fazer o levantamento de aspectos arquitetônicos, estruturais e do estado de conservação da Gare.

A contratada também vai averiguar materiais utilizados na construção, como argamassa e tintas nas paredes, nos ornamentos, nas esquadrias e na escada de madeira, além da verificação dos sais e umidade presentes nas paredes e da situação dos pisos. Com as informações reunidas, a empresa irá apresentar o mapeamento dos danos da estrutura. 

Por fim, a empresa apresentará as alternativas de conservação, qual será a conduta técnica a ser adotada e a definição dos serviços e materiais para a revitalização da edificação, do lanternim (estrutura instalado no telhado) e da plataforma da Gare. A apresentação da planilha orçamentária, com o custo total da intervenção que deverá ser feita na estação, também cabe à empresa contratada. 

“A Gare é uma prioridade do Governo Municipal. O prédio será reformado e revitalizado. O uso da Gare no futuro será discutido com a comunidade. É uma iniciativa que se soma ao projeto de revitalização do Centro Histórico, uma área que foi fundamental para o desenvolvimento de Santa Maria”, afirma a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Ticiana Fontana

A licitação será aberta em 9 de setembro de 2021, às 10h. O prazo para conclusão dos serviços é de 90 dias. 

HISTÓRIA 

Inaugurada entre o fim do século 19 e o início do século 20, a Gare tem área construída fechada de 1.238,10 metros quadrados e está inserida em um terreno de 13.062,45 metros quadrados. Inicialmente, a Estação Férrea contava com dois andares no prédio central e um anexo que não existe mais. No começo da década de 1920, quando a rede ferroviária era administrada pela Viação Férrea do Rio Grande do Sul (VFRGS), foram construídas a plataforma coberta de embarque e desembarque e alguns armazéns. 

A arquitetura do prédio apresenta elementos neoclássicos nas janelas e portas. A plataforma de embarque contém estruturas de ferro, com elementos decorativos em Art Nouveau (estilo internacional que foi popular entre as décadas de 1890 e 1920, principalmente).

A Gare foi tombada em níveis municipal e estadual. Já no âmbito federal, foi considerada Bem Patrimonial Ferroviário.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo