Artigos

Ciosp: integração que já resulta na redução de índices de criminalidade – por Jorge Pozzobom

Articulista e o 1º ano do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública

Logo que começamos a falar em cercamento eletrônico em Santa Maria, ficou marcada na minha memória a reação de algumas pessoas. Muitas ainda não sabiam do que se tratava, e outras, com certo tom de brincadeira ou descrença, falavam que “o Pozzobom ia cercar a cidade com arame ou algo do tipo”. Hoje, a tecnologia a serviço da segurança pública é uma realidade no nosso Município.

O videomonitoramento realizado 24 horas por dia, sete dias por semana, das imagens captadas por mais de 870 câmeras e o acompanhamento, em tempo real, dos veículos que entram ou saem de Santa Maria, com leitura das placas e identificação daqueles que são fruto de roubo ou clonagem, é algo do qual muito me orgulho. Tiramos do papel um projeto que considero dos mais importantes para a cidade. Afinal, estamos falando de segurança pública.

Em meio a tudo isso, criamos o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, o nosso Ciosp. Como o próprio nome já diz, é a integração de diversas instituições a serviço da segurança pública reunidas em um só local, no prédio localizado na Avenida Nossa Senhora Medianeira, nº 91.

E, quando digo criamos, quero deixar claro que foi um esforço conjunto entre Poder Público e iniciativa privada, com inúmeras instituições parceiras nesse projeto ousado, moderno e que foi um compromisso assumido por mim enquanto prefeito de Santa Maria.

Essa iniciativa só virou realidade porque envolveu, além da Prefeitura Municipal, as forças de segurança pública, o Ministério Público do Trabalho, o Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (Consepro), um braço da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Santa Maria e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Santa Maria (Sindilojas), além do apoio dos governos estadual e federal.

Um ano depois de sua apresentação oficial, em 14 de agosto de 2020, ocasião em que o vice-governador e secretário de Segurança Pública do Estado, delegado Ranolfo Vieira Júnior, entre outras autoridades, veio a Santa Maria para conhecer essa estrutura, o Ciosp já apresenta resultados significativos para a sociedade santa-mariense.

Atualmente, o Ciosp reúne a Guarda Municipal, a Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), a Brigada Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros, a Defesa Civil, tanto municipal quanto estadual, e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe).

Em breve, receberá o Instituto-Geral de Perícias (IGP). Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e Receita Federal também se valem de informações geradas a partir do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública.

Um ano depois, já temos o resultado dessa integração. Além da agilidade no atendimento das mais variadas ocorrências, num trabalho que também é pautado pela prevenção, os números dos índices criminais falam por si.

Na comparação do primeiro semestre de 2020 com o mesmo período de 2021, o roubo a residência teve queda de 43%, passando de 32 casos para 18. Outros crimes também diminuíram, como o furto de veículos, com redução de 36% (de 138 para 88), o roubo a estabelecimentos comerciais, com queda de 25% (de 36 para 27), e o roubo a pedestres, que caiu 28% (de 278 para 198). Esses dados são da Polícia Civil e foram, recentemente, destacados pela imprensa.

Isso só nos mostra que estamos no caminho certo quando o assunto é a segurança dos santa-marienses e de quem visita o nosso Município. Isso é cuidar das pessoas. Mas, como não se faz nada sozinho, esse é o resultado de um esforço conjunto e de um trabalho integrado de quem acreditou num projeto pensado para gerar benefícios e avanços a toda a sociedade.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Nota do Editor. A foto (do prefeito Jorge Pozzobom no CIOSP) é de Ariéli Ziegler/Prefeitura.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Eu acho importante esse CI, mas com relação aos controladores de velocidade eu ainda vejo como arrecadatório, pois não existe um trabalho de educação ou conscientização nisso. Por exemplo, na Av Medianeira, em horário de pico, vc vai atravessar a sinaleira com a Duque de Caxias. Algum carro para nomeio da rua para entrar no Banrisul e tranca tudo. Mas vc vai ser multado por estar çarado em cima da faixa de segurança.ouum onibus ou caminhão na sua frente, visibilidade obstruida e passa no vermelho. Situações do cotidiano que acontece com vários motoristas, mas o CI emite a multa. Não sou contra o respeito no trânsito, mas acredito que isso só pune e não educa.

  2. Não tem espaço para desenhar. Centro Integrado começou a funcionar. Mas a pandemia aconteceu. Mesmo onde não existe algo semelhante ao CI os indices de criminalidade diminuiram.
    Noticia ruim? Tres anos de Indigesto ainda pela frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo