CulturaDestaque

CULTURA. Festival de Inverno da UFSM totalmente online teve 450 inscrições e a avaliação foi positiva

Evento tradicional, mesmo virtual, contou com o referendo dos participantes

Concerto de encerramento do Festival de Inverno deste ano foi transmitido pelo YouTube da TV Campus (Foto Reprodução)

Por Juan Grings / Da Agência de Notícias da UFSM

Da quinta-feira (29) ao último sábado (31), ocorreu a 36ª edição do Festival Internacional de Inverno da UFSM. Realizado pelo curso de Música, do Centro de Artes e Letras (CAL), e Pró-Reitoria de Extensão (PRE), o evento registrou 450 inscrições e realizou duas mesas-redondas, três recitais, uma oficina, três palestras e 11 masterclasses, que são aulas práticas coletivas de instrumentos.

A professora Vera Vianna, coordenadora geral, avaliou positivamente o FIIUFSM, que, pelo segundo ano consecutivo, ocorreu integralmente de maneira virtual. “Sentimos falta das atividades presenciais, pois uma das características do Festival de Inverno sempre foi as masterclasses de instrumento. Também, a interação entre os participantes e a comunidade de Vale Vêneto, a natureza do local é algo impossível de se reproduzir no modelo virtual. De qualquer forma, conseguimos realizar atividades variadas que atenderam às expectativas e, mais importante, o Festival de Inverno continuou”, ressaltou. Ao todo, 20 convidados colaboraram de forma voluntária com a programação. 

Participantes também elogiaram o evento. Milton Masciadri, da Universidade da Geórgia, diretor artístico do Festival, foi o responsável por uma masterclass. “A comissão organizadora em Santa Maria está de parabéns pela organização tecnológica esquemática e de apoio a todas as aulas que foram organizadas. Todos os artistas convidados ficaram muito impressionados com o esforço feito”, afirmou.

O evento abriu com uma mesa-redonda que contou com Dimitri Cervo, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Eduardo Pereira, intitulada “Música e empreendedorismo: iniciativa e criatividade”. A conversa durou pouco mais de 1h30 e está disponível na íntegra no FAROL. Ainda no dia 29, no início da noite, foi transmitido, ao vivo, um Recital de Música Contemporânea, na página do Festival de Inverno no FACEBOOK.

O segundo dia do evento teve a mesa-redonda “Orquestra Sinfônica: ações na pandemia e desafios do futuro“, com Manfredo Schmiedt, de Porto Alegre, Abel Rocha, da Orquestra Sinfônica de Santo André, e Priscila Bomfim, da Orquestra Sinfônica de Mulheres do Rio de Janeiro. Assim como a primeira, esta mesa-redonda também está disponível na íntegra no Farol.

Mais tarde, houve o primeiro masterclass, no qual Alexandre Dossin, da Universidade do Oregon, Estados Unidos, lecionou sobre piano. Às 19h30 foi a vez do Recital Virtual de Alunos Participantes do 36º FIIUFSM, também transmitido na página do evento.

Para finalizar, o último – e mais movimentado – dia teve 10 masterclasses (violino, viola, violoncelo, contrabaixo, oboé, fagote, percussão, violão e dois de composição), três palestras e uma oficina. O concerto de encerramento, transmitido pela TV CAMPUS, foi realizado pelos professores do Departamento de Música da UFSM.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo