CidadaniaPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom e o que significa reabrir o Restaurante Popular de SM, após quatro anos fechado

Restaurante Popular reaberto: compromisso de Governo cumprido

Por JORGE POZZOBOM (*)

Vinte e três de dezembro de 2019. O dia de hoje vai ficar marcado em minha memória. É um dia histórico. Uma data especial. Um marco em meu Governo. Esse dia representa a síntese de um árduo trabalho que começou lá em 2017 e que se intensificou ao longo dos meses, ao longo desses quase três anos da minha trajetória como prefeito de Santa Maria. Talvez não exista nada mais recompensador para um gestor público do que, diante de tantos obstáculos e desafios inerentes à administração pública, cumprir com um compromisso firmado junto àqueles que depositaram confiança e esperança em quem desenvolve esse trabalho.

E é assim que eu me sinto hoje. Com o sentimento de dever cumprido por ter reaberto, após quase quatro anos de portas fechadas, o Restaurante Popular Dom Ivo Lorscheiter. Por ter reinaugurado e entregue à comunidade um equipamento social de tamanha importância. De poder dar dignidade a quem busca um prato de comida saudável, feito com dedicação, e a um valor acessível (R$ 3) a quem tem pouco ou quase nada. De poder participar dessa história neste 23 de dezembro de 2019. De cuidar, na prática (e não apenas no slogan), das pessoas.

A reabertura do Restaurante Popular agrega tudo isso, pois quem acompanhou de perto os entraves que cercaram o trabalho desenvolvido em prol de sua reinauguração sabe do que estou falando. Foram meses até que surgisse uma empresa interessada em fazer a gestão do restaurante, após licitações darem desertas. Outros tantos até conseguir colocar em dia os laudos das panelas que são usadas em grande escala e para resolver a questão da troca de parte do telhado do prédio que abriga o restaurante, avariado durante um temporal anos atrás – e aqui faço um agradecimento à empresa MRU, que doou o conserto do telhado, um gesto que fez toda a diferença nesse processo. Sem contar a burocracia envolvida em todas essas etapas e a corrida contra o tempo para garantir a avaliação positiva dos Bombeiros para que o restaurante pudesse, enfim, ser reaberto com segurança e responsabilidade.

Sim, porque esse era a premissa para que o Restaurante Popular fosse reaberto: segurança. Sem essa garantia, esse importante equipamento social e da segurança alimentar não estaria em pleno funcionamento. Essa foi uma meta imposta por mim. E ela foi cumprida com êxito e maestria. O restaurante voltou a servir refeições de qualidade à comunidade, a quem mais precisa.

Mas, aqui, também quero ressaltar que, nesse tempo em que o Restaurante Popular esteve fechado, os santa-marienses mais necessitados não ficaram desassistidos. Pelo contrário. Por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que possbilita a compra de produtos diretamente de cooperativas da agricultura familiar, foi possível abastecer as sete cozinhas comunitárias de Santa Maria. São cerca de 10 mil pessoas atendidas nessas cozinhas e 14,9 mil quilos de alimentos preparados por ano. É a cidade cuidando das pessoas.

Ainda assim, a reabertura do Restaurante Popular era um propósito, um dever da minha Administração. Um compromisso de Governo. E ele foi cumprido. E quando falo em Governo, falo em equipe. Tantas pessoas participaram do processo que culminou com o restaurante em pleno funcionamento. Mas, peço permissão a todos que, de alguma forma, contribuíram para esta reinauguração, para agradecer a uma pessoa em especial: João Chaves, secretário de Desenvolvimento Social. Nele, foi personificado todo esse esforço, toda dedicação e, principalmente, a resiliência de quem não desistiu diante de tantos obstáculos nessa jornada pela retomada do nosso Restaurante Popular. Neste 23 de dezembro de 2019, mais uma missão foi cumprida. E esse sentimento de dever cumprido nos impulsiona a fazer mais e melhor pela nossa Santa Maria.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO SITE: A  foto que ilustra este artigo, de Ariéli Ziegler (AIPM), é do prefeito Jorge Pozzobom com o secretário de Desenvolvimento Social, João Chaves, durante a reinauguração do Restaurante Popular, nesta segunda-feira, 23.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo