DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Plataformas do CNPQ seguem com problemas após já quase duas semanas em pane

Caso não haja solução até a próxima semana, pós da UFSM pode ser afetada

Por Fritz Nunes (com imagem Tecmundo e informações do Andes/SN) / Da Assessoria da Sedufsm

Depois de quase duas semanas de iniciada a pane, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) só conseguiu reestabelecer parcialmente o seu sistema. Na terça-feira (3), o CNPq comunicou que os currículos da Plataforma Lattes voltaram estar disponíveis, só que apenas para consulta e somente pelo link buscatextual.cnpq.br/buscatextual.

O endereço virtual oficial https://lattes.cnpq.br/ segue fora do ar. Não é possível, no entanto, atualizar informações nem utilizar todas as funcionalidades disponíveis anteriormente na plataforma. Segundo o CNPq, a base de dados do Lattes disponível para acesso inclui somente atualizações feitas até às 18h do dia 23 de julho, data de início da indisponibilidade dos sistemas.

O pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação da UFSM, professor Thiago Ardenghi, ouvido pela assessoria da Sedufsm, ressaltou que a situação está sendo avaliada diariamente, não somente em nível local, mas também através do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação (Foprop).

Conforme Ardenghi, até o momento a UFSM não teve um “impacto direto”. Contudo, explicou que está em aberto a questão do edital de seleção de alunos. “Estamos aguardando uma posição oficial do CNPq até a próxima semana e, se for o caso, tomar outras medidas cabíveis”. E complementou: “se o problema no sistema do CNPq continuar na semana que vem, aí talvez sejamos afetados na questão do ingresso e também na indicação das bolsas”.

Segundo matéria jornalística publicada no site do ANDES-SN, a plataforma Carlos Chagas segue inacessível. Essa ferramenta reúne dados sobre bolsas, auxílios, encaminhamento de projetos e pedidos de bolsas, andamento dos processos, emissão de pareceres, assinaturas de termos de concessão, relatórios técnicos e de prestação de contas, entre outras facilidades, para pesquisadores brasileiros e estrangeiros. O Conselho ainda não divulgou o motivo nem a extensão dos danos causados por essa pane no sistema.

Para Rivânia Moura, presidenta do ANDES-SN, esse “apagão” nos dados do CNPq é consequência da precarização das condições de trabalho e infraestrutura no CNPq e do desfinanciamento que o órgão é alvo, desde o início do governo de Jair Bolsonaro.

A presidenta do Sindicato Nacional lembra que, apesar das críticas ao produtivismo imposto pelas agências de fomento a docentes, pesquisadoras e pesquisadores, as plataformas como a Lattes e Carlos Chagas servem como instrumento de armazenamento e acesso ao conhecimento científico e acadêmico produzido no país, com financiamento público.

Confira AQUI nota publicada no site da UFSM sobre os problemas no sistema do CNPq.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Bem simples. Lattes é um banco de dados de curriculos. Autodeclaração. Tanto que volta e meia dá confusão, informações falsas.
    No mais, mentiroso contumaz só faz é mentir mesmo. Problema todo é que se um imbecil tentar enganar o sujeito e ele ficar quieto de repente a criatura enganada também é um imbecil. Não dá para deixar passar batido.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo