Arquivo

Sesquicentenário. Você pode escolher a festa. Se puder, vá a todas. Proibido é não participar

A partir das 10 da noite, começa uma série de atos no Calçadão Salvador Isaía. É a espera para a contagem regressiva, no relógio especialmente colocado ali, para o dia dos 150 anos de Santa Maria. Antes, pode dar uma passada na Feira do Livro, ainda em desenvolvimento, na Praça Saldanha Marinha.

 

Amanhã, o grande destaque é o Desfile Comemorativo, que promete muitas surpresas, na Avenida Medianeira. Isso de manhã. À tarde, a grande pedida é a palestra dos ministros santa-marienses. Um do Judiciário, Eros Grau (Supremo Tribunal Federal), outros três do executivo: Tarso Genro (Justiça), Nelson Jobim (Defesa) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário). Vamos combinar: como diria Luiz Inácio Lula da Silva, “nunca antes na história”, a boca do monte teve quatro ministros ao mesmo tempo. Se é que alguma vez teve um – se estou errado, me perdoa, leitor.

 

À noite, você pode escolher: vai ao Minuano da Canção, no Centro Desportivo Municipal, ou ao Jantar Baile Comemorativo, no Park Hotel Morotin. Isso se não tiver outra coisa da qual não lembro, neste momento.  O fato é que há muita festa. É proibido não ir a pelo menos uma. Você escolhe. Se puder, vai a todas. Vale a pena. 150 anos é uma vez na vida. E só.

 

Com relação a um dos acontecimentos, o desfile especial de amanhã, acompanhe o material distribuído ontem aos veículos de comunicação, pela assessoria de imprensa da Prefeitura. Quem assina o texto é a jornalista Patrícia Lemos. Confira, a seguir

 

“CONTAGEM REGRESSIVA: 2 DIAS – Desfile histórico dos 150 anos reunirá 3 mil integrantes e promete surpresas

 

Para marcar o dia do aniversário de Santa Maria, uma amostra das características do município passará pela Avenida Medianeira, neste sábado (17). A partir das 9h, acontece o Desfile dos 150 Anos, com a participação de cerca de 3 mil integrantes. Farão parte do evento escoteiros, oito escolas municipais, três bandas escolares, Brigada Militar, clubes, entidades sociais, grupos de motociclistas e colecionadores de carros, Cacism, Polícia Federal, militares e Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG).

De acordo com a organizadora do evento, Maritê Moro Neocatto, o desfile será ao estilo do que ocorre no 7 de setembro porém, temático. “O grande diferencial serão carros alegóricos com homenagens a algumas coisas da cidade como Inter-SM, bairros, obras do PAC, Theatro Treze de Maio, entre outros. O público vai se surpreender na Avenida”, promete a organizadora. A concentração será na Rua Duque de Caxias e a dispersão na Avenida Fernando Ferrari. A previsão do término é para às 13h.

Entre os santa-marienses haverá muitos ilustres nascidos na terra do sesquicentenário. Os ministros da Defesa, Nelson Jobim, da Justiça, Tarso Genro, do Supremo Tribunal Federal, Eros Grau e do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, devem assistir ao desfile no palanque oficial que ficará localizado em frente ao supermercado Nacional.

Como fica o trânsito
O trânsito na Avenida Medianeira será modificado nos mesmos moldes dos desfiles de 7 e 20 de setembro, de acordo com o Coordenador de Trânsito da Diretoria Municipal de Trânsito (DMT), Tiago Candaten. A partir das 5h, a Avenida terá as ruas de acesso trancadas desde a Duque de Caxias até a Floriano Peixoto. Após às 7h, serão fechadas as demais vias localizadas entre a rótula da Avenida Angelo Bolson até a Rua General Neto. Além disso, a Duque de Caxias, onde será a concentração motorizada, ficará interditada desde a Avenida Presidente Vargas até a Medianeira. O trânsito deve voltar ao normal após o desfile, por volta das 13h.

Ônibus
Os trajetos mudarão a partir das 7h de sábado (17). Todas as linhas que vêm da BR-392, Urlândia e Santos, devem desviar pela Avenida Maurício Sirotsky Sobrinho passando pela Presidente Vargas. Já os itinerários do Centro, Camobi e região da rodoviária, percorrerão a Presidente Vargas normalmente até o cruzamento da Rua do Acampamento com a José Bonifácio. O desvio passará pelas ruas Riachuelo, Pinheiro Machado, Benjamin Constant, Bento Gonçalves e Pinto Bandeira.

Táxis
Os táxis da Avenida Medianeira vão para as ruas adjacentes, ficando em maior concentração na Duque de Caxias e na Serafim Valandro, entre as avenidas Presidente Vargas e Medianeira.”

 

 

SUGESTÃO DE LEITURA clique aqui, se desejar outras informações oriundas da assessoria de imprensa da Prefeitura. No mesmo endereço você encontra link para a programação integral dos festejos do Sesquicentenário.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo