Artigos

Vacina, cuidados e testagem como estratégia para vencer o coronavírus e suas variantes – por Jorge Pozzobom

Receita simples (mas eficaz) para derrotar a Covid-19, explica o articulista

Prefeito Jorge Pozzobom, durante live junto do médico epidemiologista Marcos Lobato e da farmacêutica Priscila Trindade, em que ele confirma os quatro primeiros casos da variante Delta em Santa Maria (foto Reprodução)

Na semana que passou, tivemos a confirmação dos primeiros quatro casos da variante Delta do coronavírus em Santa Maria. Uma notícia que eu não gostaria de ter que dar, mas que acabou se concretizando. Compartilhamos essa informação com os santa-marienses por meio de uma transmissão ao vivo nas redes sociais, junto do médico epidemiologista da Prefeitura, Marcos Lobato, e da responsável pela identificação genética do vírus, a farmacêutica Priscila Trindade, do Laboratório de Bioinformática Aplicada à Microbiologia Clínica, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Nessa luta contra a Covid-19, nossa estratégia é simples, mas, imprescindível: vacina, cuidados e testagem.

Os cuidados precisam ser redobrados: uso de máscara de proteção de forma correta, higienização constante das mãos e distanciamento social. Somam-se a isso a vacinação e a realização de teste para diagnosticar a Covid-19. Não tem fórmula mágica, mas essa combinação de medidas pode salvar muitas vidas, inclusive a sua, a minha e a de pessoas que amamos.

Temos constatado a redução de hospitalizações e mortes por Covid-19 semana a semana em Santa Maria, assim como números mais alentadores de novos casos de coronavírus surgindo. Essas são notícias muito boas, que merecem ser comemoradas até, porém, não podemos descuidar por um momento sequer. A variante Delta nos mostrou isso Brasil afora e em outros países.

A ciência ainda não tem dados suficientes para afirmar que essa variante, originária da Índia, causa Covid mais severa que as demais ou que o vírus de origem, mas já é de conhecimento que a Delta é bem mais contagiosa. Uma única pessoa pode transmitir a doença para até oito pessoas. E isso, por si só, já é preocupante.

Estamos em um momento de melhora sensível do quadro de saúde na pandemia e aquecimento da economia, retomada do desenvolvimento. Os números mais recentes do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) em nosso Município comprovam isso. Empregos sendo retomados, números positivos e a perspectiva de saída dessa situação logo ali. Por isso, não podemos relaxar agora e retroceder. O momento é de redobrar os cuidados.

Se você, mesmo mantendo todos os cuidados, sentir algum sintoma, muitos deles facilmente confundidos com os sintomas de um resfriado, procure um dos 26 locais que disponibilizam testes na Rede Municipal de Saúde, pelo SUS, para detectar o coronavírus. Confira os locais neste link http://www.santamaria.rs.gov.br/noticias/23560-testes-para-diagnostico-da-covid19-estao-disponiveis-em-26-locais-de-santa-maria

Além de redobrar os cuidados, é essencial ir se vacinar contra a Covid quando chegar a sua vez – com as duas doses quando se tratar de imunizante de aplicação dupla. Já aplicamos 281.618 doses da vacina em Santa Maria se somarmos a aplicação de primeira dose com a de segunda ou dose única. São 192.607 pessoas imunizadas com uma dose, e 89.011 totalmente imunizadas (com segunda dose ou dose única). Isso representa que 97,7% da população já recebeu a primeira dose ou a dose única. Chegamos à vacinação do público de 18 anos, imunizamos 21.070 pessoas somente na última semana e vamos seguir avançando.  

Juntos (mas não aglomerados) e cumprindo todas essas medidas, teremos uma chance bem maior de vencer esse vírus o mais rápido possível. E, dessa forma, ir retomando uma rotina mais próxima da normalidade.

(*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo