Artigos

100% da população adulta vacinada em Santa Maria e a importância da 2ª dose – por Jorge Pozzobom

199.184 vacinadas com 1ª dose e 6.860 com a dose única. No total, 206.044

Jorge Pozzobom recebeu a 2ª dose da vacina na última sexta, na UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi (Foto Ariéli Ziegler/Prefeitura)

Há várias situações que me deixam emocionado. E a vacinação contra este inimigo invisível e traiçoeiro, o coronavírus, é uma delas. Faz oito meses que são realizadas ações rotineiras em Santa Maria de aplicação das doses de esperança na população, e tenho acompanhado praticamente todas. E me emociono em todas. Na semana que passou, atingimos um número que merece ser celebrado. Alcançamos o equivalente a 100% da população adulta de Santa Maria vacinada com a primeira dose ou com a dose única, usando como referência o número mais atualizado da Justiça Eleitoral de eleitores aptos a votar aqui no Município: 203 mil pessoas.

Particularmente, um motivo a mais me encheu de alegria numa das ações da última sexta-feira (10): recebi a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Estava esperando, ansioso, pela chegada desse dia. Fui, todo faceiro, até a UBS Wilson Paulo Noal, em Camobi, e saí de lá protegido contra essa doença e muito grato por todo o carinho e a dedicação dos servidores da Saúde, que, há meses, vêm fazendo um trabalho sensacional. Claro, não vou deixar de seguir com todos aqueles cuidados que devemos manter: usar a máscara de proteção, higienizar as mãos constantemente e evitar aglomerações.

Esse simples ato de me vacinar me encheu de satisfação. Além de me sentir mais protegido, também saí com a sensação de proteger quem convive comigo e, assim, contribuir com o dever de cooperação coletiva. Mas, o que eu não consigo entender é por que mais de 5 mil pessoas ainda não compareceram às ações de segunda dose na cidade para completar o ciclo vacinal? Para ser mais exato, há 5.283 pessoas com a segunda dose atrasada em Santa Maria.

A Prefeitura realiza ações constantes e está sempre procurando melhorar os seus processos justamente para contemplar o maior número de pessoas possível. Já chegamos a 100% de pessoas adultas (aptas a se vacinar) em Santa Maria com a primeira dose. Nesta semana, vamos começar a aplicar a dose de reforço em idosos com 85 anos ou mais. Com base no Vacinômetro atualizado no sábado (11), são 199.184 pessoas vacinadas com a primeira dose e 6.860 com a dose única, totalizando 206.044 pessoas vacinadas em Santa Maria. Em relação à segunda dose, são 116.292 pessoas imunizadas.

Então, é um apelo que eu faço. Temos números muito bons, é verdade. Mas, precisamos avançar na proteção total dos santa-marienses. Somente assim conseguiremos vencer essa pandemia o mais rápido possível. A vacinação é uma opção pessoal, sabemos disso. Porém, além de ser um ato de amor e proteção pela própria vida, é um gesto de solidariedade com a coletividade. Cada um fazendo a sua parte. E você já garantiu a sua dose?

 (*) Jorge Pozzobom é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Em novembro de 2020 foi reeleito para um novo mandato. Ele escreve no site às terças-feiras.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Nada mais que a obrigação. Não também sem percalços. Num dos postos da ‘repescagem’ hoje apareceu mais gente do que as doses disponiveis. Fila dava volta na quadra. Pesquisa rapida apontou o motivo mais comum. Governo anunciou antecipação de duas semanas. Depois muitos municipios cancelaram a antecipação. Muita gente acreditou ser em todo o estado. Não apareceu no dia marcado. Somente dois locais, poucas doses. No lugar citado eram 300 e a fila as 13:30 já tinha muito mais que 350 pessoa e muita gente chegando. Erros são esperados, mesmo assim muita gente ficou p. da cara (servidores ‘venham mais cedo amanha’, ‘não é nossa culpa’; ouviram, óbvio). Enquanto o drama se desenrolava no final da fila equipe do Diario Vermelho fazia entrevista no começo e perguntava sobre a ‘importancia da segunda dose’. Isto é SM. Alás, bonita placa louvando a cidade, na frente da locomotiva sendo carcomida pela ferrugem e precisando restauros. Tem gente achando que pode esconder os problemas com publicidade. Não creio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo