EducaçãoSem categoria

UFSM. Direção dos trabalhos da Estatuinte vai tentar modificar quórum junto ao Conselho Universitário

Reunião sem quórum debateu eixo temático I, mas não fez aprovações. Foto Fritz Nunes

Por Fritz Nunes / Sedufsm

Na tarde da última quarta, 30, ocorreu nova plenária do Congresso Estatuinte da UFSM, desta vez no Auditório do prédio 67 (Multiweb). Mais uma vez sem o quórum para deliberar, que necessitaria de pelo menos 88 delegados (as) presentes. No pico do comparecimento, 64 pessoas assinaram a lista de presenças. Em função disso, os (as) presentes orientaram a mesa que preside os trabalhos a enviar uma solicitação (sugestão) ao Conselho Universitário. A sugestão é no sentido que seja revisado o quórum necessário para deliberar nas plenárias. Conforme alguns apontaram em suas falas, a ideia seria que, no momento em que se faz a segunda chamada da plenária, se possa deliberar com qualquer número de presentes.

Nem todos concordam com a ideia de que se possa votar tudo sem um quórum mínimo. Em depoimento à Sedufsm, na matéria publicada no site nessa quarta, 30, o professor Adriano Figueiró, ex-presidente da Sedufsm, argumenta ser favorável “a que se retire o quórum mínimo para as plenárias de discussão e consolidação do texto, mas não para as plenárias finais de votação do novo Estatuto”.

Todavia, mesmo sem quórum deliberativo, na reunião da última quarta, os membros do Congresso Estatuinte iniciaram a discussão sobre o ponto temático I, que deve constar no novo Estatuto da instituição, e cujo título é “Princípios, fins, objetivos e concepções de Universidade”. Uma nova plenária foi convocada para terça, 12 de setembro, pela manhã, em local que será divulgado posteriormente.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Basta divulgar a lista de todos estatuintes e marcar a presença em cada reunião.
    Simples. Quem fez campanha, montou chapa, pediu voto e estiver presente honrou o compromisso feito com colegas.

  2. É muito difícil alguém aí ter bravura de fazer sangrar as feridas e a coisa certa: assumir que erraram ao abrir esse processo, que a experiência tem sido vexatória e que, para o bem de todos, deveria ser extinta. Mas …. haja ego para dar esse passo à frente de forma consciente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo