CulturaDestaque

CULTURA. Mostras competitivas do “Santa Maria Vídeo e Cinema” iniciam oficialmente nesta quarta

Noite também tem uma troca de ideias sobre produção cinematográfica do RS

Por Tatiana Py Dutra / Da Padrinho Agência de Conteúdo

O 14º Santa Maria Vídeo e Cinema (SMVC) teve sua noite de estreia na terça-feira (14) mas, na prática, a competição entre os 56 curta-metragens selecionados para as mostras Fundação Eny de Curtas-Metragens Brasileiros e Sinprosm de Curtas-Metragens de Santa Maria e Região começam nesta quarta-feira (15). 

Os filmes podem ser assistidos no site www.smvc.com.br até as 23h59min do dia 17, véspera de encerramento do SMVC. A votação do júri popular já está aberta. Os filmes mais votados pelo público nas duas mostras receberão o Troféu Vento Norte.

Outra atração desta quarta-feira é um debate sobre produção cinematográfica no Estado. O diretor do Instituto Estadual de Cinema (Iecine), Zeca Brito, trocará ideias sobre o tema com o diretor artístico do festival, Luiz Alberto Cassol. Acompanhe tudo na página do evento no Facebook (AQUI).

A programação começa às 19h. 

Sobre Zeca Brito

Nascido em Bagé, Zeca iniciou sua trajetória no cinema dirigindo curta-metragens, ao longo de sua carreira atuou como roteirista e também ator. Seu projeto mais recente a chegar às telonas foi o longa “Legalidade” (2017), que narra a campanha de Brizola em defesa da democracia após a renúncia de Jânio Quadros em 1961.

Em maio deste ano, o filme e seu realizador foram premiados na 11ª Mostra Brazilian Film Series em Chicago, Estados Unidos (EUA).

O festival

O Santa Maria Vìdeo e Cinema está sendo realizado online, e vai até dia 18 de setembro. A programação, além de exibição dos curtas concorrentes, terá exibição de longas-metragens. O festival tem como tema a “Memória”, uma alusão à importância do audiovisual para a preservação do cinema santa-mariense e brasileiro. O tópico também remete à lembrança das vítimas da Covid-19 no Brasil.

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

14° Santa Maria Vídeo e Cinema
De 14 a 18 de setembro

Realização
SMVC

Co-promoção
Prefeitura Municipal de Santa Maria
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria
Sinprosm – Sindicato dos Professores Municipais de Santa Maria
Diário de Santa Maria

Organização
Filmes de Junho Produtora
IdeiaAção Design e Planejamento
Padrinho Agência de Conteúdo

O 14° SMVC é um projeto selecionado no edital 004/2020 – Produção Artística e Cultural de Santa Maria, realizado com recursos da Lei nº 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo