CidadaniaJudiciárioPrefeitura

ARTIGO. Jorge Pozzobom e o projeto de inclusão de apenados do ‘semiaberto’ em atividades na Prefeitura

Todos merecem uma chance de recomeçar

Por JORGE POZZOBOM (*)

Na manhã desta segunda-feira (16), eu recebi em meu gabinete alguns convidados para um café da manhã muito especial. Fui apresentado aos dez detentos do regime semiaberto que foram selecionados para integrar o nosso projeto piloto, por meio do qual apenados irão atuar na limpeza e na conservação de praças e áreas verdes de Santa Maria. E confesso que estou muito empolgado com essa iniciativa que construímos a muitas mãos, em um trabalho conjunto envolvendo a Prefeitura de Santa Maria (mais especificamente a Casa Civil e a Secretaria de Meio Ambiente), a Superintendência de Serviços Prisionais (SUSEPE) e a Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional. Também participaram direta e decisivamente dessa construção o Poder Judiciário, de maneira mais ampla, o Ministério Público e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública (CONSEPRO). Essa parceria mostra o tamanho e a importância do que estamos fazendo.

Fiz questão de cumprimentar cada um dos dez apenados, de conversar com eles, e tive a satisfação de ouvir, de todos, palavras de agradecimento pelo trabalho que estamos oportunizando a quem está, justamente, fazendo todo o esforço para se reintegrar à vida em sociedade. É claro que a cidade de Santa Maria terá um ganho com esse reforço na mão de obra para a manutenção de espaços públicos. Até porque esse trabalho tem um custo para o Município e, infelizmente, não há recursos no orçamento para ampliar a contratação desse serviço. Mas a maior conquista será mesmo para esses dez homens. Eles serão remunerados pela sua atuação nas ruas da cidade (que, é importante que se diga, será fiscalizada e monitorada pela Prefeitura e pela SUSEPE). E, além do pagamento em dinheiro, eles também receberão como recompensa essa injeção de ânimo, essa elevação da autoestima.

Na manhã desta terça-feira (17), os dez apenados o regime semiaberto terão a oportunidade de iniciar uma capacitação técnica dada EMATER na Estação Experimental da antiga Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO), no Distrito de Boca do Monte. Na sequência, eles passarão também por uma instrução no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), que tem o seu Curso de Paisagismo com uma referência estadual. Ou seja, os detentos não apenas serão destacados para cumprir uma função. Eles serão treinados, qualificados e equipados para isso. E, me atrevo a dizer, estarão aprendendo um novo ofício. Prestes a voltar ao convívio dos seus familiares, amigos e entes queridos, eles estarão ganhando, verdadeiramente, uma nova oportunidade. Pois todos merecem uma chance de recomeçar.

(*) JORGE POZZOBOM é o Prefeito Municipal de Santa Maria. Sua trajetória como agente político começou com dois mandatos de vereador, tendo depois se alçado, pelo voto popular, à Assembleia Legislativa. Em meio ao segundo período, em 2016, foi eleito para conduzir o Executivo santa-mariense. Ele escreve no site às terças-feiras.

OBSERVAÇÃO DO SITE: A  foto que ilustra este artigo, de Ariéli Ziegler (AIPM), é do café da manhã desta segunda-feira, no Centro Administrativo Municipal, com os apenados incluídos no projeto.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Muito bom. Não é só utilização como mão de obra. Nos EUA existem universidades que vão para o sistema e disponibilizam até curso superior, mas para inicio o que se apresenta está bom.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo