DestaqueEducação

EDUCAÇÃO. Prefeitura entrega projeto de lei que viabiliza instalação de campus do IFFar na cidade

Terreno utilizado pela Ulbra, que pertence ao município, é a sede escolhida

Vice-prefeito Rodrigo Decimo (D), com a reitora Nídia Heringer, na entrega do projeto a Givago Ribeiro (Foto João Vilnei/Prefeitura)

Por Gabriel Marques / Da Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal

Como parte da mobilização que busca a instalação de um campus do Instituto Federal Farroupilha (Iffar) em Santa Maria, o vice-prefeito Rodrigo Decimo e a reitora da instituição, Nídia Heringer, entregaram à Câmara de Vereadores o projeto nº 9.689 que altera a lei 4.142, de 11 de fevereiro de 1998, e autoriza a retomada do campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), na Região Oeste, à Prefeitura. Posteriormente, o local deverá ser cedido ao Iffar.  

Recebidos pelo presidente do Legislativo, vereador Givago Ribeiro, o vice-prefeito e a reitora explicaram sobre como seu o acordo entre Prefeitura e Ulbra que, em caso de encerrar as atividades no local, o terreno voltaria para posse do Município. Como a Universidade Luterana está em transição para um novo endereço, isto dá condições para que o Iffar passe a usar aquele espaço.

Ulbra, que está se transferindo de local, deve ser indenizada pelas obras (Foto João Alves/Prefeitura)

“A Ulbra recebeu de Santa Maria a área para se instalar desde que desempenhasse um fator social, como foi com o campus. Agora que eles estão de saída, o terreno volta ao Município, assim como estava previsto na lei de 1998. O que estamos fazendo é reforçar o mesmo pensamento, de que tenhamos instituições de ensino ocupando aquela região e sendo parceiros no desenvolvimento acadêmico e técnico de Santa Maria”, salientou Decimo.

A área construída, ou seja, os prédios, será uma questão tratada diretamente entre Ulbra e Ministério da Educação, que deve indenizá-los pela construção. Com 85 salas de aula e auditório para 400 pessoas, a previsão do Iffar é de que 1,4 mil alunos possam ser atendidos. Para tal, haveria a contratação de 70 professores e 45 técnico-administrativos em educação.

Ainda conforme a reitora, demais municípios também concorrem para receber campi do Iffar, o que justifica o movimento efetuado em Santa Maria:

“Santa Maria está em boa posição para ser uma das cidades contempladas. Essa manifestação formal que realizamos hoje demonstra que estamos nos adiantando para que tudo esteja em condições assim que o MEC sinalize positivamente. Se deixássemos para agir depois, o tempo poderia não ser o suficiente diante dos trâmites em termos na Câmara de Vereadores”.

Ainda não foram decididos quais cursos farão parte da grade curricular caso o campus se confirme no Município. Contudo, espera-se que tenham caráter profissionalizante para atender a demanda e gerar oportunidades à população em vulnerabilidade social. A reitoria do Iffar permaneceria no mesmo lugar, na Alameda Santiago do Chile, 195, no Bairro Nossa Senhora das Dores.

Também participaram da entrega do projeto de lei o vice-presidente da Câmara, Manoel Badke, e o vereador Adelar Vargas. Pela Prefeitura, o chefe do Gabinete do Vice-Prefeito, Álvaro Lisboa acompanhou a entrega dos projetos de lei.

PARA LER NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo