Economia

ECONOMIA. Doutos voltam a dormir mal. Resultado: inflação e juros maiores são a previsão para 2010

De novo os doutos do mercado financeiro, ouvidos pelo Banco Central e cuja opinião se transforma no boletim semanal “Focus”, desandaram a projetar o caos. Com certeza, terão alguma vantagem nisso, é só o que posso supor – na medida que são, mesmo, é especuladores, de uma forma geral.

Agora, uma semana depois de o Comitê de Política Monetária decidir manter os juros básicos da economia no mesmo patamar do final de 2009, nossos “amigos” insistem que até dezembro de 2010 as contas ficarão mais caras. Ah, e os bens e serviço também, já que projetam inflação igualmente maior.

Sobre esses números do mundo virtual, e o que o real insiste (pelo menos por enquanto) a desmentir, acompanhe reportagem produzida pela Agência Brasil. O texto é assinado pela jornalista Kelly Oliveira. A seguir:

Projeção de analistas para inflação oficial em 2010 tem nono aumento consecutivo

Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela nona semana seguida a projeção para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano. Segundo o boletim Focus, divulgado semanalmente pelo BC, a estimativa para o índice oficial de inflação passou de de 5,03% para 5,10%. Para 2011, a projeção aumentou de 4,60% para 4,70%.

As estimativas para o IPCA estão acima do centro da meta de inflação de 4,5%, com margem de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e para isso usa como instrumento a taxa básica de juros, a Selic. Quando a economia está aquecida e a perspectiva de inflação é de alta, o BC eleva a Selic, que está atualmente em 8,75% ao ano. A expectativa para o final de 2010 é de 11,25% ao ano, a mesma estimativa anterior. Para o fim de 2011, a projeção passou de 11% para 11,10% ao ano…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SUGESTÃO ADICIONAL – confira aqui, se desejar, também outras reportagens produzidas e distribuídas pela Agência Brasil.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. ah sim eles são de confiança do prefeito, pelo jeito ele é colorado e eles foram dar força pro time do chefe …e nós o POVO pagamos por isso.

  2. Os cargos em Comissão são a disposição do prefeito, vai ver que no dia do jogo do Internacional o prefeito não os queria a sua disposição.

  3. e ai claudemir já comprou o temprero para botar na pizza de funcionarios da prefeitura que trabalharam no jogo do inter em rivera?osr. poderia descobrir o que será desses cc,tem aquele que fez festa em horario de trabalho… nada feito atpé agora …diga me com quem anda …pobre schirmer/farret se fore iguais a seus cargos de confiança estamos bem arranjados.cuide disso pra nós claudemir …já que o ministério publico naó encherga. pelo menos os eleitores vão ficar bem informados como agem esses cargos de confiança que só não são da confiança do POVO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo