CulturaDestaque

EXPOSIÇÃO. “A Arte de Brincar” está no Conjunto I da Universidade Franciscana até o fim de novembro

A evolução dos brinquedos desde os anos 70 até a década inicial deste século

Da década de 70 até o começo deste século, a evolução dos brinquedos em exposição (foto Eduardo Camponogara/Divulgação)

Por Lucas Acosta / Da Assessoria de Comunicação da Universidade Franciscana

A Universidade Franciscana (UFN) convida a população santa-mariense para visitar e apreciar a exposição ‘A Arte de Brincar: revisitando memórias’. Em parceria com o Museu Vicenti Palloti e da Sala de Exposição Angelita Stefani (IMAS), a mostra é composta por objetos de diferentes épocas e materiais, alguns industrializados e outros construídos manualmente, que integram o acervo do Museu.

Com a curadoria da professora Círia Moro e da Historiadora Franciele Maffi, a exposição é aberta ao público em geral, pode ser vista no Hall da Reitoria da UFN (Prédio 7 – Conjunto I) até o dia 30 de novembro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30min pela parte da manhã e das 13h30min às 18h pela parte da tarde.

Os brinquedos sempre acompanharam os avanços tecnológicos e humanos e, ao longo da história, o ser humano criou diferentes objetos para diversão, desde simples pedras até bonecos mais refinados. A exposição busca representar essa evolução, com objetos desde as décadas de 70, 80, 90 e dos anos 2000 que marcaram a infância de grande parte da população.
Segundo a professora Círia Moro, a finalidade da exposição é justamente mostrar algo diferente do usual, então objetos de gerações passadas estão expostos, quando a tecnologia não era tão evidente, além de apresentar para as crianças e adolescentes de hoje como funcionava a diversão antigamente, com brinquedos artesanais e coletivos.

A exposição também faz alusão ao Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro e busca trazer jovens de escolas da cidade para visitar e conhecer um pouco do passado de brinquedos tão famosos.

Aliado a isso, a UFN, junto com o Rotary Club, promove uma Campanha Solidária de arrecadação de brinquedos e livros infantis, que podem ser doados até o dia 8 de outubro, no Prédio 1 (Conjunto I, Rua dos Andradas) e Prédio 16 (Conjunto III, Rua Silva Jardim) da UFN. As doações serão feitas para famílias previamente cadastradas pela equipe do Rotary.

PARA LER A ÍNTEGRA, NO ORIGINAL, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo