DestaqueSanta Maria

GAÚCHOS. Sem desfile do 20 de setembro, CTGs procuram outras opções para marcar data farrapa

Pandemia impede a realização da festa na avenida pelo segundo ano seguido

Desfile temático Farroupilha de 2019, o último a acontecer em Santa Maria, na Avenida Medianeira (foto Arquivo/Prefeitura)

Por Ariel Portes / Especial para o Site (*)

O desfile farroupilha que já é tradicional na cidade, não será realizado neste ano, em decorrência da pandemia. Após reunião realizada ainda no fim do mês de agosto, pela 13° Região Tradicionalista, a maior parte das entidades optou pela não realização do evento, pensando na segurança sanitária dos participantes e público em geral.

Sem o desfile, os CTGs organizaram atividades que pudessem marcar a data, mas também levassem em conta todos os protocolos de segurança, como relata o patrão do Sentinela da Querência, Ronaldo Lock dos Santos. “Foi decidido entre os patrões, quase que por unanimidade, que não houvesse desfile. A ideia é reorganizar as entidades para que ano que vêm possamos marcar a volta, com um desfile bem estruturado.”

A pandemia acabou limitando as atividades de diversos setores da sociedade, e com os CTGs não foi diferente, para semana farroupilha no Sentinela da Querência estão previstas atividades diversas, como shows com artistas locais, para evitar deslocamento de outras regiões, jantares que devem seguir as mesmas orientações de restaurantes, com limitação de público e distanciamento, e neste ano não é permitido nem um tipo de dança.

A capacidade de pessoas no interior da sociedade permitida pelo decreto do governo do estado é de 50%, mas a instituição optou por apenas 30%. O decreto ainda determina que o horário seja até a meia noite, mas por opção do CTG as atividades só aconteceram até as 23h30.

Enquanto a normalidade não volta, esses são os novos formatos para atividades culturais como as que acontecem nos CTGs. Com o uso obrigatório de máscaras e álcool gel, são cuidados necessários para manter viva a tradição gaúcha.

(*) Ariel Portes é acadêmico de Jornalismo da Universidade Franciscana e faz seu “estágio supervisionado” no site

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo