EconomiaPrefeitura

NOTÍCIA DA DÉCADA. No sábado, espaço público volta a ser público. E shopping popular abre suas portas

Numa flexibilização permitida (e até adequada, é justo reconhecer) pelas normas assinadas, o prefeito Cezar Schirmer estendeu até à meia noite desta sexta-feira o período para a retirada de material do camelódromo, da Praça Saldanha Marinho (artesãos) e de outros pontos do centro (ambulantes). Com o que, a partir deste sábado, o espaço público, ocupado há mais de 20 anos, passa a ser disponível outra vez à comunidade.

Servidores da Prefeitura, inclusive o secretário Cláudio Rosa, ajudaram na retirada de bancas na Avenida Rio Branco

Ao mesmo tempo, e isso precisa ser saudado, cumpre-se a definição iniciada na administração Valdeci Oliveira (que comprou, com ampla autorização parlamentar, o prédio do antigo Cine Independência) e abrem-se as portas do Shopping Popular (batizado Independência), para que os trabalhadores informais, a caminho de se transformarem em comerciantes formais, possam exercer sua atividade.

Cá entre nós, uma ótima solução. Para os integrantes da economia informal (embora alguns poucos possam ainda não se dar conta disso. E para a comunidade, que era amplamente favorável às medidas agora tomadas.

A propósito do que aconteceu ontem, e as intensas atividades nas proximidades do Shopping Independência, além de outros detalhes, confira material produzido pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto e a foto são de Maria Luiza Guerra. Acompanhe:

Em ritmo acelerado a retirada das bancas de camelôs da Avenida Rio Branco

A movimentação no processo de transferência de camelôs, ambulantes e artesãos para o novo Shopping Independência já pode ser notada. No início da tarde de hoje (ontem, 24) a secretaria de Infraestrutura e Serviços recolheu bancas que estavam localizadas na avenida Rio Branco. O trabalho foi acompanhado de perto pelo secretário de Ação Comunitária, Cláudio Rosa.

A primeira banca a ser retirada pela equipe da prefeitura foi de Claudete Carvalho, que aguardava ansiosa, desde o inicio da tarde, o caminhão da secretaria. A comerciante conta que fez questão de se apurar. “Quanto mais prorrogar a ida, pior fica, por isso me organizei e vou sair cedo”, fala, aliviada, Claudete, que ainda anuncia que o forro e metade das prateleiras já estão prontas no estande numero 183, que ocupará no Shopping. “Tirei tudo ontem, hoje é só carregar a banca”, completa Claudete.  

Na tarde de ontem (quarta, 23), o prefeito Cezar Schirmer fez uma visita ao centro popular de compras e, segundo o chefe do Executivo, os comerciantes terão o prazo para sair das vias públicas até a meia-noite de sexta-feira (25). Notícia que trouxe calma para alguns comerciantes que correm contra o tempo. “Amanhã (25) ainda vou vender na rua. Por volta das 20h venho aqui para o Shopping Independência e trago toda a mercadoria”, comenta João Machado que, no momento, estava no Shopping terminando de arrumar as lâmpadas de seu estande…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Concordo com a retirada, mais o valor cobrado do box são altos., existe uma técnica de venda, a abordagem do cliente.imaginem o ultimo box, aqueles que tem um acesso mais restrito…em porto alegre..não deu muito certo..isso preocupa

  2. Parabéns ex-prefeito Valdeci Oliveira…agora vamos aguardar que a Av Rio Branco seja realmente revitalizada na sua plenitude pela atual administração.Mãos a obra prefeito Schirmer.

  3. Fui agora à meia noite dar uma olhada, uma friage de tinir!Pelo jeito se mandaram, tinha lixo espalhado para todo lado e aí eu fiquei pensando podia ser ter sido antes se os agora estão ajudando não tivessem atrapalhado tanto!

  4. Olá boa noite. Estive na Praça, e na Rio Branco hoje à tarde, conversei com comerciantes conhecidos. Além do medo do novo, existe uma grande espectativa sobre oque lhes reserva o futuro no Shop Independência. Fiz várias fotos da Praça, e do Camelodromo, tanto do lado leste como oeste da
    Avenida. Fiz também fotos da banca do Paulão onde me abasteço de quinquilharias eletrônicas, confesso que sentirei saudade daquele espaço. Estava agilizando a sua mudança, já havia levado quase a metade doque havia por lá. Senti que as mudanças estão ocorrendo de forma pacifica, ainda que tenham ocorrida algumas escaramuças politica e judiciais, mas tudo de forma civilizada. O direito de espernear eh sagrado, e os informais fizeram a parte deles. Bueno, mas deixo uma pergunta aos que passarem por aqui: – Essas mudanças seriam pacifica e ordeira, se tudo houvesse acontecido durante a gestão do prefeito Schirmer? Com certeza não, haveria barricadas, panelaços, discursos de alguns vereadores, e alguns deputados desceriam do Planalto para defendê-los na Planície com certeza. Foi legal, pois essa cumplicidade politica (gestão passada e atual) da transferência dos informais faz com que os ânimos estejam calmos. Tudo na Santa paz, nem a irmã de franjinha (como disse alguem eheheh) ouvi se manifestar.

  5. gostei da foto ao que se vê o cláudio rosa deixou de falar que a culpa da transferência era do governo anterior e resolveu trabalhar já que 95% da população é favorável a retirada dos camelos das ruas e ele não podia deixar passar essa. só falta agora ELES dizerem que quem fez tudo foi eles aí é dose para elefante.
    parabéns santa maria, o futuro se constroi assim com pessoas que tem coragem de enfrentar problemas de muuuuuuiiitos anos, parabéns VALDECI santamaria saberá valorizar as tuas ações.

  6. @Luiz Reffatti
    Se tu não citaste as tais pessoas, não serei eu a fazê-lo. O que dá pra garantir é que estariam liderando passeatas, carroçatas e sei mais lá o que, em direção ao Centro Administrativo.

  7. Exercitemos a nossa imaginação:
    Num universo paralelo (mas, até certo ponto, idêntico) ao nosso, o resultado da eleição/2008 para prefeito de Santa Maria foi oposto ao que conhecemos.
    Nesse universo, pelos mesmos motivos (???) que no nosso, a transferência dos camelôs para o Shopping Independência (sim, lá tem o mesmo nome que aqui) não se deu em 2009.
    Estamos no dia 24/06/2010, e os camelôs (juntamente com a prefeitura) estão providenciando a transferência.
    Descreva o comportamento de pessoas que você considera que, na situação deste universo paralelo, seria diferente do que estão tendo em nosso universo.

  8. Tá muito bem, tá muito bom. Agora, uma vez desocupado o espaço público da av.Rio Branco, esperamos que o Paço Municipal cumpra a sua parte e inicie, de imediato, sua revitalização. A começar por umas “lampinhas”, pois à noite, boate é mais iluminada. Ah, sim, tem “aqueeeeeele” famoso prédio abandonado que, há tantos anos envergonha nossa cidade.Vai ficar assim até quando? Um abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo