AssembleiaCâmara de VereadoresEconomiaEstadoPolíticaPrefeituraRegiãoTransporte

NORTE-SUL. Mobilização pela ferrovia a caminho de obter resultado positivo. Região mostrou unidade, hoje

Câmara lotada. Região mobilizada em torno do objetivo: garantir a Norte-Sul por aqui
Câmara lotada. Região mobilizada em torno do objetivo: garantir a Norte-Sul por aqui

Pelo menos 16 prefeitos, um punhado de vices e representantes de mais de 25 comunas da região e até de fora dela, aconteceu hoje, na Câmara de Vereadores, a 12ª audiência pública, a segunda em Santa Maria, para tratar da ferrovia Norte-Sul e, sobretudo, enfatizar a importância de o traçado contemplar a boca do monte..

Cezar Schirmer, que participou pessoalmente (antes, enviava representantes) pela primeira vez, desde que o processo de mobilização começou, disse, no encontro desta sexta,  que a decisão a ser tomada não é apenas em benefício da região, mas também “determinará o rumo econômico do Estado para as próximas décadas”.

Valdeci Oliveira, junto com o presidente da Câmara, Marcelo Bisogno, coordenador do comitê regional em favor da Norte-Sul, foi o proponente do encontro, que teve também a presença de outro parlamentar, Jorge Pozzobom. Para o petista, o resultado positivo a ser obtido se deve, em grande parte, a esse trabalho de mobilização.

O sítio recebeu três versões diferentes (embora, no conteúdo, sejam bastante semelhantes, para não dizer iguais) acerca da audiência pública. A seguir, você tem a de Tiago Dias (autor também da foto), da assessoria de imprensa do deputado Valdeci Oliveira. Mas, lá embaixo você encontra linques também para conferir as outras duas, produzidas respectivamente pela Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Santa Maria e pelo assessoria de imprensa do deputado Pozzobom. Acompanhe:

Traçado da Ferrovia Norte-Sul vai passar por Santa Maria

A afirmação é do analista de engenharia da Valec, Bruno Costa, na audiência pública promovida pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa e pela Câmara Municipal, em Santa Maria, nesta sexta (06). A Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A, e a STE Engenharia são responsáveis pelo Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) que vai servir de base para a definição do traçado da ferrovia. 

O analista da Valec apresentou detalhadamente todos os processos dos estudos que são realizados para a avaliar o traçado. Entre os parâmetros, há questões ambientais, geográficas, logísticas e econômicas. O estudo aponta que o caminho deverá passar por Santa Maria. “As alternativas que as pesquisas apontam mudam na parte ligando Pato Branco (PR) a Cruz Alta (RS). Depois disso, uma das opções mais viáveis é passar por Santa Maria em direção a Cachoeira do Sul, chegando ao Porto de Rio Grande”, disse Costa.

 Conforme o proponente do encontro, deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), a atividade de hoje consolida os estudos preliminares já apresentados na audiência pública realizada em Porto Alegre em novembro. “ É praticamente certo que Santa Maria e a Região Centro serão um dos endereços da Ferrovia Norte-Sul no Estado. A mobilização realizada ajudou muito nesse processo”, salienta Valdeci.

 A previsão da Valec e do Ministério dos Transportes é definir oficialmente o traçado da Ferrovia Norte-Sul em abril do ano que vem e, posteriormente, realizar a licitação do projeto técnico da obra. A construção desta ferrovia, que vai interligar o Estado do Pará ao Porto de Rio Grande, faz parte da meta de reestruturar o transporte ferroviário no país e reduzir os custos no escoamento da safra agrícola…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

PARA CONFERIR A VERSÃO DA PREFEITURA DE SM, CLIQUE AQUI.

PARA ACESSAR A ÓTICA DE JORGE POZZOBOM, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. O editor é petista mesmo GEF, aguarda que teu comentario vai ser retirado póis comentei a mesma coisa, era caça votos e ele retirou.

  2. Valdeci faturando em cima do que já está sacramentado por outros. E não sozinho. Muita gente em pré-campanha.
    Como diz o ditado: o sucesso tem muitos pais, o fracasso é órfão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo