AssembleiaPolíticaSaúdeTrabalho

MÉDICOS. Deputado do PDT vai relatar projeto de Pozzobom que proíbe estrangeiros sem o “Revalida”

O deputado Jorge Pozzobom, do PSDB, não nega sua motivação. Ele diz: “tenho razões pessoais, jurídicas e ideológicas para colocar em dúvida se o interessa do governo Federal, ao implantar o Mais Médicos, é mesmo com a Saúde dos brasileiros”.

Bueno, então… Ele apresentou projeto no parlamento gaúcho, que proíbe a contratação de profissionais medicos estrangeiros sem o “Revalida”. Ah, mas também apresenta outros motivos para a proposta que já ganhou relator (o deputado e médico Dr Baségio, do PDT) na Comissão de Constituição e Justiça na Assembleia. Quais? Confira no relato de Thiago Buzatto, da assessoria de imprensa do parlamentar. A seguir:

MÉDICOS – Distribuído na CCJ PL de Pozzobom que proíbe contratação de graduados no exterior sem Revalida

Foi distribuído para relatoria na reunião da Comissão de Constituição e Justiça desta terça-feira (03) o projeto de lei 171/2013, de autoria do deputado estadual Jorge Pozzobom (PSDB), que proíbe o exercício da Medicina, no Rio Grande do Sul, por médicos diplomados em universidades estrangeiras que não obtiveram aprovação no Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida). A matéria será relatada pelo deputado Dr Diógenes Basegio (PDT).

Pozzobom aguarda um trâmite rápido na Comissão. Com base em uma pesquisa do Instituto Methodus, divulgada no final de semana, o parlamentar afirma que o projeto atende aos interesse dos gaúchos. No estudo, 58,3% dos entrevistados afirmaram que se sentiriam inseguros caso fossem atendidos por profissionais graduados no exterior que não estivessem com os diplomas revalidados no Brasil. “Recebi de entidades dados que indicam que, de 628 profissionais que se inscreveram para os exames de proficiência e habilitação, somente dois conseguiram autorização para clinicar. A maioria dos candidatos se formou em faculdades bolivianas, do interior da Argentina e, principalmente, cubanas, e as entidades médicas brasileiras advertem que essas instituições têm currículos ultrapassados, estão tecnologicamente defasadas e não contam com professores qualificados”, afirmou o proponente.

Quanto aos médicos brasileiros formados em Cuba, Pozzobom lembrou que, entre 2005 e 2009, de 298 graduados, apenas 25 conseguiram reconhecer o diploma no Brasil e regularizar sua situação profissional. “Não há um processo seletivo. O que vemos são indicações via movimentos sociais, organizações não governamentais e partidos políticos. Por exemplo: dos 160 brasileiros que obtiveram diploma numa faculdade cubana de medicina, entre 1999 e 2007, 26 foram indicados pelo Movimento dos Sem-Terra (MST). Tenho razões pessoais, jurídicas e ideológicas para colocar em dúvida se o interessa do governo Federal, ao implantar o Mais Médicos, é mesmo com a Saúde dos brasileiros”, concluiu.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

4 Comentários

  1. Pode até ter razão. Mas não sei se Assembléia Legislativa tem atribuição de legislar no assunto. Vide lei estadual que obrigava os carros andarem de farol aceso nas rodovias. Logo, até prova em contrário, é politicagem.

  2. Ai que burro….será q ele não ouviu o ministro da saúde explicar que se os médicos estrangeiros fizerem o revalida eles estarão autorizados a atuar fora do programa mais médicos, ou seja, estarão autorizados a praticar a medicina de forma particular….

    ai que burro…que bola fora…

  3. Porque só agora o deputado Pozzobom está preocupado com com os médicos? No governo Ieda ele nunca se preocupou com a saúde do povo do RS pois era aplicado apenas 4,5% da receita liquida em saúde e não os 12% que tem que ser aplicado.O leitor tem que avaliar:a preocupação do deputado é apenas com a classe médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo