DestaqueSaúde

SAÚDE. Valdeci cobra Governo do Estado pela falta de assinatura de um novo convênio do Hemocentro

Comissão da Assembleia deverá procurar a secretaria para esclarecer o tema

Valdeci: “três meses após audiência pública, nenhum documento oficial chegou sobre o assunto” (foto Reprodução ALRS)

Por Marcelo Antunes / Da Assessoria de Imprensa do Deputado Valdeci Oliveira

Nesta quarta-feira, 15, na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente (CSMA) da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) voltou a pautar o tema do Hemocentro Regional de Santa Maria. De forma enfática, ele cobrou informações do governo do Estado a respeito do novo convênio de funcionamento e reestruturação da instituição.

No último dia 23 de junho, durante uma audiência pública promovida pela CSMA, que foi proposta justamente por Valdeci, a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, anunciou que “muito em breve” esse convênio seria formalizado entre o Executivo gaúcho e o Hospital Universitário (Husm) e que o documento seria, inclusive, assinado em Santa Maria.

“Passados quase três meses (da realização da audiência), não nos chegou nenhum documento ou informação a respeito. Ao que parece, não ocorreu a assinatura do convênio. Quando foi dito que a assinatura ocorreria com brevidade, imaginei que teríamos o documento concluído em algumas semanas ou no máximo em um mês. O Hemocentro é estratégico para a saúde pública da região Central do estado. A própria secretária fez questão de afirmar que não havia possibilidade alguma de precarização dos serviços. Nós aguardamos um posicionamento claro a respeito”, destacou Valdeci na reunião da Comissão de Saúde.

Segundo a presidente da CSMA, deputada Zilá Breitenbach, em nome do colegiado, a Secretaria Estadual da Saúde será procurada para esclarecer sobre os encaminhamentos dados em relação ao Hemocentro e também para dar uma resposta sobre o envio do contrato que estabelece o convênio entre o estado e a universidade.

Além do município, a unidade atende a outras 40 cidades na região na prestação de serviços de coleta, processamento e testagem do sangue, além de fornecer hemocomponentes e realizar provas imunohematológicas para mais de uma dezena de estabelecimentos hospitalares. Sua criação, em 2008, veio justamente para preencher uma carência muito grande que havia neste setor.

Hospital Regional

Na mesma reunião, Valdeci fez um breve relato da visita feita na última sexta-feira, 10, ao Hospital Regional, cuja defesa tem sido recorrentemente pautada pelo parlamentar nos últimos sete anos. “Tenho a plena convicção de que a luta que temos feito valeu a pena. Ainda não está na forma que desejamos, mas está se estruturando de maneira muito positiva. E ele foi fundamental e continua sendo decisivo na atuação de retaguarda na luta contra a covid-19, se mostrou como grande alternativa para toda a região”, afirmou Valdeci.

O parlamentar também externou sua satisfação ao ficar sabendo, pela própria direção do Hospital, que a emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão destinada integralmente à unidade pelo seu mandato “foi decisiva, naquele momento, para salvar vidas”. O Regional também receberá mais R$ 8,2 milhões do estado via programa que altera o repasse de recursos a hospitais vinculados ao SUS.

“E isso não é custo, mas investimento a um hospital que têm condições de se transformar na grande referência a toda região Central. Agora temos de continuar atentos e na luta para mantê-lo funcionando e ter a sua estrutura completa. Essa Comissão teve papel enorme nesse resultado e todos aqui foram sempre solidários comigo quando, a cada semana, trazia assuntos referentes ao Hospital para tratar nesse colegiado. Eu agradeço, mas quem agradece mesmo é a população”, finalizou Valdeci, cuja atuação sistemática sobre o tema lhe rendeu, junto aos colegas de parlamento, o apelido de “chato do Regional”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Cobram dos outros o que não fizeram no governo. Hoje pela manha fui acessar uma via. Preferencia era minha, vinha pela direita. Um ‘jipão’ de luxo se atravessou. Mulher dirigindo. Quase montou no meu carro (o que não é incomum na aldeia, é só pegar um taxi para saber, terra de gente maneta para dirigir sem falar nos bocabertas). Atras do ‘jipão’ um adesivo. Metade bandeira do Brasil, metade estrela do PT (deve ser nova estrategia de marketing). Só podia ser.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo