Artigos

Setembro, o mês para celebrarmos o agronegócio em tons de verde, vermelho e amarelo – por Roberto Fantinel

Expointer: “é o verde, vermelho e amarelo que dão cor a nossa Esperança”

Uma injeção de ânimo, minha gente! Estamos vivendo a 44ª Expointer, um marco histórico para todos os gaúchos. Momento onde o setor primário veste a “farda gaúcha” para a retomada dos eventos presenciais e aquece, mais uma vez, a economia do Rio Grande do Sul.

Ainda não será nesta edição que reviveremos por inteiro o caráter festivo e de maior integração entre o público urbano e o mundo do campo, mas com o guarda-chuva na mão ou com o chapéu de palha na cabeça, o importante é vivermos a maior feira de agronegócio da América Latina.

A volta dos eventos presenciais no nosso Estado – respeitando os protocolos sanitários, nos causa grande alegria. É consenso que precisamos retomar a vida e, consequentemente, a economia. A pecuária é um dos pilares que garante à Expointer e a agricultura familiar, em sua maior e mais bonita vitrine, reaparece fomentando a valorização do pequeno agricultor. Muito além do que qualquer número de pessoas, animais e produtos a serem negociados, trago aqui a mensagem de superação que brota do campo.

A expressiva participação na “Expointer da retomada”, como está sendo chamada, é para nós, uma surpresa positiva, tornando a feira só por este simples fato, um grande sucesso. São 546 expositores espalhados pelos setores de máquinas, veículos automotores, artesanato e Pavilhão da Agricultura Familiar. 

É o meu Rio Grande do Sul, céu, sol, sul, terra e cor, é onde tudo que se planta cresce e onde floresce o amor. O amor pela nossa bandeira, o amor pela bota e bombacha, pelo queijo colonial, o vinho e o churrasco. É amor que se ressignifica, com a chegada de bezerros e cordeiros.

É o verde, vermelho e amarelo que dão cor a nossa esperança. Esperança de retornamos, de abraçarmos, de superarmos uma pandemia e enfrentarmos juntos um novo amanhã. É o cheiro de Expointer que nos alegra e nos faz reascender a chama da confiança em nossos corações!

Meus amigos, estamos voltando. Aos poucos, com cuidado, felizes e prontos para avançarmos! Viva o agro, viva a vida! 

(*) Roberto Fantinel é deputado estadual pelo MDB. Oriundo de Dona Francisca, onde foi vereador, é ex-presidente da Juventude do MDB/RS, integrante do Diretório Municipal do MDB/SM e ex-assessor do governo gaúcho, na gestão de José Ivo Sartori. Ele escreve no site, semanalmente, aos sábados. 

Nota do Editor: a foto que ilustra este artigo, da entrada do pavilhão a Agricultura Familiar na Expointer, é de Felipe Dalla Valle, da Assessoria de Imprensa do Palácio Piratini.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo