ColunaObservatório

COLUNA OBSERVATÓRIO. Nova greve (frustrada) dos ferroviários. E as consequências para os líderes

Isso é história!

1921, 29 de janeiro – Entram em greve os caldeireiros das oficinas da Viação Férrea, sob inspiração da sociedade União Geral dos Trabalhadores, de tendências comunistas, trazendo como resultado o fechamento temporário das oficinas.

6 de fevereiro – Cessa a greve dos ferroviários e são reabertas as oficinas. Os cabeças são demitidos e fica proibida a admissão de operários associados da União Geral dos Trabalhadores, por ser “foto de greves, desordens e perturbações da vida dos operários”.

26 de setembro – São transferidos para Porto Alegre os escritórios de Contabilidade da Viação Férrea do Rio Grande do Sul.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

NOTA DO COLUNISTA: nas próximas duas, quem sabe três semanas, procurando agrupar os acontecimentos por tema, Observatório tratará ainda de 1921, que, como se verá, foi um ano bem agitadinho na Santa Maria da boca do monte.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo