DestaqueSanta Maria

BASTIDORES. Burmann, Schuch, Pimenta, Maria do Rosário, Schirmer… Saiba tudo que rolou na Feicoop

Feira presencial voltou a reunir lideranças de diversos partidos políticos

Por Maiquel Rosauro

A Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), como de costume, reuniu dezenas de lideranças políticas no final de semana. E onde tem encontro de caciques tem alfinetadas, revelações, esclarecimentos, projeções…

É hora de você ficar por dentro de tudo o que rolou no Centro de Referência de Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, entre sexta-feira (8) e domingo (10).

Aprovado
O primeiro destaque é o controle de prevenção ao covid-19 na feira. Logo na chegada era realizada a medição de temperatura dos visitantes, higienização das mãos com álcool em gel e solicitado o comprovante de vacinação. Deu certo.

O público atendeu o protocolo e a fiscalização foi irredutível. Quem não conseguiu comprovar a vacinação teve que dar meia volta. A prática provou que é possível fazer um grande evento de forma segura ao covid-19.

Sem ruptura
A aproximação do vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Luciano Schuch, com lideranças da direita fez certo burburinho nos bastidores, nos últimos dias. Porém, uma fonte graúda do Site que perambulou pela feira garantiu que não existe nenhum atrito e, menos ainda, ruptura com o reitor Paulo Burmann.

A fonte disse que é positivo o movimento liderado pelo vereador Manoel Badke – Maneco (DEM), no Legislativo, em favor da nomeação de Schuch como reitor, uma vez que é fundamental dialogar com diferentes pensamentos ideológicos. A lamentar apenas o anúncio do deputado federal bolsonarista Bibo Nunes (PSL), confirmando que Schuch será o nomeado.

A única preocupação perceptível seria com determinado setor da imprensa santa-mariense, que teria interesse na ruptura entre Burmann e Schuch.

70% pré-candidato
A mesma fonte garante que tudo se encaminha para Burmann concorrer a deputado federal, pelo PDT, em 2022. Hoje, disse a fonte, há 70% de chances de Burmann se tornar pré-candidato à Câmara dos Deputados.

A estrela
Em anos anteriores, o ex-governador Olívio Dutra (PT) era a grande estrela da Feicoop. A cada passo, dezenas de pessoas se dirigiam ao seu encontro para cumprimentá-lo.

Nesta edição, Olívio não veio. Quem assumiu os holofotes foi a deputada federal Maria do Rosário (PT), que demonstrou ter um público cativo. Na feira, ela foi até mais requisitada que o deputado estadual e pré-candidato a governador Edegar Pretto (PT).

Onde está Maria do Rosário? Deputada federal foi a liderança mais requisitada desta edição da Feicoop. Foto Maiquel Rosauro

Apoio de Marina
Maria do Rosário não circulou sozinha por Santa Maria, ela foi acompanhada pela vereadora Marina Callegaro (PT). Em 2022, a deputada federal terá o apoio da parlamentar para sua reeleição. Uma fonte destacou que há uma “identidade de pautas” entre ambas.

100% fechado
Valdir Oliveira (PT), presidente, e Luci Duartes – Tia da Moto (PDT), vice-presidente. Essa é a dupla que comandará o Legislativo de Santa Maria em 2022. Fontes ouvidas pelo Site garantem que o acordo entre 12 vereadores para a eleição da Mesa Diretora, em dezembro, está 100% fechado.

Na Feicoop, o ex-vereador Daniel Diniz (PT) fez um registro com a dupla.

Ministro?
Sonhar não custa nada. E os petistas estão sonhando alto uma com uma possível vitória nas urnas de Luiz Inácio Lula da Silva para presidente e a reeleição do deputado federal Paulo Pimenta. Uma graúda liderança do partido espera que, se ambos forem eleitos, Pimenta venha a assumir um ministério no governo lulista.

Analisando a atual conjuntura, até faz sentido. Pimenta é um dos integrantes da equipe de campanha de Lula.

Dialogar é preciso
Edegar Pretto, em encontro público com alguns jovens, pediu para que eles seguissem empenhados nas redes sociais e buscassem conversar, sobretudo, com quem está decepcionado com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Pretto também demonstrou confiança em sua futura campanha ao governo do Estado.

Edegar Pretto conversou com jovens na Feira. Na pauta, as eleições de 2022. Foto Maiquel Rosauro

Sobrou para o Schirmer
A Comissão Especial do Legislativo que acompanha a implantação do Auxílio Inclusivo Municipal em Santa Maria realizou uma reunião, na Feicoop, com inúmeras lideranças políticas. O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) esteve por lá e, sempre educado, fez questão de ressaltar cada um dos colegas presentes.

Por um lapso, acabou esquecendo-se de mencionar Maria do Rosário. Quando notou o equívoco, após seu discurso, ele rapidamente pediu o microfone novamente e se desculpou. Junto, veio uma alfinetada ao ex-prefeito Cezar Schirmer (MDB).

“Eu cometi um ato falho. A deputada Maria do Rosário é uma grande parceira. Ela toda hora está encaminhando emenda para nós. E repito, independente de partido, temos uma relação que construímos com todos os partidos, inclusive com o deputado Paulo Pimenta. Antes, se era do partido que o prefeito não gostava, ele nem falava com o deputado. Nós conversamos com todos. E o que tem de bacana: os deputados estão nos perguntando onde precisa emendas. Muito obrigado Maria do Rosário, uma salva de palmas para ela”, disse Pozzobom.

Reunião sobre Auxílio Inclusivo Municipal reuniu prefeito, deputados e vereadores. Foto Maiquel Rosauro

Empenho
A Prefeitura de Santa Maria abraçou a Feicoop. Não que não tenha feito isso em outros anos no governo Pozzobom, mas desta vez a parceria com o Projeto Esperança/Cooesperança foi ampliada. Desde o primeiro dia, diversos secretários se esforçaram para cumprir todos os pedidos da irmã Lourdes Dill.

Destaque para o chefe de Gabinete do Prefeito, Alexandre Lima. Presente na Feira desde a reunião inicial na manhã de sexta-feira (8) e até substituindo Pozzobom quando foi preciso. Coube a ele gerenciar todos os setores do Executivo presentes na Feicoop, garantido o cumprimento de todos os protocolos sanitários.

Frente Parlamentar
Finalizando a agenda política da feira, os vereadores Valdir Oliveira, Marina Callegaro, Luci Duartes – Tia da Moto, Ricardo Blattes (PT) e Rudinei Rodrigues – Rudys (MDB) lançaram na Feicoop a Frente Parlamentar em Defesa da Economia Solidária. Caberá a eles as futuras discussões sobre o setor no município.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. A lamentar, apenas a péssima decisão de forçar o retorno presencial de servidores, em uma universidade em que não há atendimento presencial, pois alunos e professores seguem em aulas remotas.

    Aumento inútil de circulação de trabalhadores em ônibus lotados, aumento de gastos em água e luz da própria universidade, aumento de infecção por corona na Cidade e em equipes inteiras de trabalho nos setores a ser verificado daqui a 20 ou 30 dias… tiro no pé, visando captar votos pra Deputado dos ranzinzas de Facebook que nunca puseram os pés na Universidade Federal.

    O vice já participava de jantares e almoços com os sociais democratas liberais de boa família, então segue tudo na mesma, é a Ufésme Empreendedora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo