ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. As dobradinhas informais entre os adversários existem. A diferença está só na discrição

Luneta

A dobradinha informal (são de partidos e alianças adversárias) entre Marchezan Júnior (PSDB), a federal, e Marcelo Bisogno (PDT), a estadual, longe está de ser a única.

A sobrevivência política, no caso de alguns, e a possibilidade concreta de eleição, em outros, motiva inusitadas uniões, no pleito proporcional. A diferença é só a discrição.

Assessor graúdo de Paulo Pimenta informa que, em 2010, o deputado petista mais votado teve 44 dobradinhas formalizadas em todo o Estado.

Ainda que o militante tenha tergiversado, ao ser questionado, ficou claro que a ideia é, no mínimo, manter esse número. Ou, mesmo, aumentá-lo.

Na noite desta sexta, o PP estaria formalizando a candidatura de Paulo Airton Denardin à Assembleia. E não um nome mais jovem, como inicialmente cogitava.

A decisão aponta para a valorização de Denardin, que têm condições de fazer votação digna em Santa Maria. E, se o partido se unir, mesmo, quem sabe sonhar com a vaga.

O quadro das candidaturas a Governador está definido em relação a nomes: Tarso Genro, Ana Amélia Lemos, José Ivo Sartori e Vieira da Cunha são os, digamos, competitivos.

Mas há, ainda, grande discussão em torno das alianças que se formarão a partir dos candidatos. É um grande vale tudo, que tem muito a ver com tempo de rádio e TV e (quase) nada com coerência ideológica.

Para quem é do tempo do MDB e da Arena, donos de uma posição clara acerca do que é e do que não é, fica impossível entender o que estão articulando por aí.

Ninguém pode afirmar se dará certo a aliança entre PDT e DEM, para a Câmara dos Deputados. Exceto, claro, o demo Ônix Lorenzoni, que garantiu novo mandato.

Você pode seguir o colunista no Twitter (@claudemirpe), curtir sua página no Facebook (www.facebook.com/siteclaudemirpereira) e ler o site www.claudemirpereira.com.br. Ah, igualmente pode ouvi-lo, às 7h30 e ao meio dia, na Antena 1.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo