DestaqueEstado

ESTADO. Paulino Salerno entrega pauta de prioridades da Famurs ao governador Eduardo Leite

Encontro no Palácio Piratini com o tucano era um anseio dos prefeitos

“A Famurs tem se debruçado em dialogar com os municípios, avaliar soluções e contribuir com propostas viáveis”, disse Paulinho Salerno sobre a situação da estiagem. Foto Divugação

Por Assessoria de imprensa da Famurs

A Famurs entregou nesta quinta-feira (16), ao governador Eduardo Leite, sugestões de ações para mitigação dos efeitos da estiagem no estado, entre outras políticas prioritárias para os municípios gaúchos. O documento foi resultado do posicionamento da entidade, que reuniu os representantes das 27 associações regionais dos municípios, em assembleia geral.

O encontro no Piratini era um anseio dos prefeitos, que em sua maioria relataram problemas com a estiagem, e por isso buscam a parceria do governo do Estado para destravar projetos de reservação de água, subsídios para seguro agrícola via contratos com o Banrisul e agilidade e modernização da interface do governo com os municípios para formalização dos convênios institucionais dentro do Programa Avançar.

A reunião também foi um momento de reafirmar a intenção de construir uma gestão compartilhada entre os entes administrativos.

“Se eu tivesse que escolher um cargo entre presidente, governador e prefeito, seria prefeito. Eu fui prefeito e sei que é nos municípios que as coisas acontecem”, afirmou o governador Eduardo Leite, que convocou o vice-governador, Gabriel Souza e a maioria do secretariado para receber os líderes do Poder Local gaúcho.

Leite explicou que as dúvidas que pairam sobre a compensação do ICMS pelo governo federal, criaram um cenário de incerteza que afeta o planejamento dos investimentos, o que impede, por ora, novas decisões sobre recursos dirigidos aos municípios. Também aproveitou a oportunidade para refletir sobre o trabalho conjunto. Para ele, os prefeitos podem cobrar recursos e acesso a programas, mas também precisam se comprometer ajudando na execução de programas estaduais nos municípios como o transporte escolar.

O presidente da Famurs, Paulinho Salerno, aproveitou para reconhecer a importância do Programa Avançar, que é avaliado pelos prefeitos e prefeitas, como uma retomada de investimentos do Estado em infraestrutura e programas socias, e reivindicar a continuidade do programa em todas as áreas. Outra demanda apresentada foi o reforço nas políticas de habitação e regularização fundiária. Trata-se de uma demanda constante por parte dos nossos prefeitos gaúchos, já que os problemas de urbanização, de pessoas morando em condições precárias, precisam ser enfrentados com políticas de planejamento e gestão, e as soluções partem de uma parceria com o governo do Estado.

Salerno lembrou que além dos prejuízos relatados pelos municípios do impacto da estiagem, que aumentam a cada dia, a preocupação é com o reflexo econômico, considerando que a agricultura é a base de uma cadeia comercial, que nos leva a projeções de perda de produção e circulação de recursos na ordem de R$56 bilhões.

“Diante desse cenário e com o intuito de acelerar a busca por soluções aos municípios, que em sua maioria, tem o setor agropecuário sua principal força econômica, a Famurs tem se debruçado em dialogar com os municípios, avaliar soluções e contribuir com propostas viáveis, sempre buscando trabalhar conjuntamente com o governo do Estado”, afirmou.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo